A escolha certa dos itens básicos pode se um grande diferencial para a adestração canina

A escolha de itens, brinquedos e equipamentos de qualidade pode fazer a diferença para quem deseja ensinar truques e novos comportamentos ao seu pet.


Pessoas que têm animais de estimação, em especial cães novos ? com muita disposição e ainda sem disciplina ? ou com grande energia, frequentemente, se veem em uma situação delicada diante do comportamento dos pets.

O adestramento, em casos do tipo, atua não apenas para auxiliar na correção de atitudes difíceis, mas para estreitar os laços e a relação de confiança entre o cão e o seu dono.

A opção por metodologia inteligente e empática, ou seja, que não se baseie em gritos, ameaças ou agressões físicas, assim como a utilização de acessórios de qualidade, fazem toda a diferença na hora de corrigir e educar o seu melhor amigo.

Se você gostaria de saber um pouco mais sobre os melhores itens para quem deseja adestrar um cão, confira o material abaixo!

As melhores formas de adestramento para comportamentos específicos

Os animais possuem personalidade, anseios, vontades, gostos e desgostos. Ainda que seja incrível lidar com um pet divertido, inteligente e com as suas próprias opiniões de mundo, é preciso saber impor limites.

Abaixo, seguem algumas das situações mais comuns que exigem adestramento e os itens que podem ajudar os donos a resolvê-las.

O que fazer se o cachorro rói coisas?

Muitos cães têm o costume de roer ou destruir coisas porque estão marcando território, estão entediados ou querem chamar atenção.

Uma rotina diária de exercícios, feita em local seguro e aberto, ou um passeio mais longo ? que deve ser feito com uma coleira especial, em horário no qual o sol não esteja tão quente ? pode ajudar.

Outras opções incluem comprar brinquedos atóxicos, de material resistente, para distraí-lo. Se os brinquedos forem "recheados" com petiscos que devem ser descobertos aos poucos, a chance de interesse é maior.

Caso ele tenha preferência por alguma parte específica da casa, e destrua tudo o que está por lá, você pode borrifar um repelente olfativo na área. Há alguns repelentes com cheiro marcante para animais, mas não tão forte para humanos.

E se ele late demais?

De novo, existem muitos motivos pelos quais o seu animal de estimação pode ter o costume de latir.

Se fica muito tempo sozinho, pode estar entediado e querer companhia. Se é muito territorial, os latidos podem ser uma forma de mostrar para cães e pessoas que "a casa é dele".

Se a forma de comunicação é muito intensa, no entanto, pode causar incômodo e problemas diversos, inclusive para o próprio animal, que fica estressado.

Se aumentar a frequência e o tempo dos passeios, oferecer mais atenção ou buscar socializá-lo com outras pessoas e cães não ajudar o bastante, é possível investir em uma coleira antilatido. O aparelho, ao ser acoplado à coleira do cão, emite um som quando o cachorro late. Ao ouvir o som, é natural que o animal pare de latir.

A coleira não deve ser usada jamais como forma de punição, nem por muito tempo. Após dez dias, é possível diminuir o uso ? desde que o animal tenha mudado de comportamento ? e, com o tempo, deixá-lo para trás.

Como fazer o pet parar de mexer no lixo?

Para evitar a atração do cachorro por restinhos de comida, prefira lixeiras mais altas, com tampa difícil de ser aberta.

Se ele dá um jeito de escalar ou derruba a lixeira e afins, você pode utilizar também um repelente olfativo na tampa e ao redor do objeto.

O cachorro não obedece? Saiba o que fazer!

Reforço positivo é um bom começo: sempre que o pet fizer algo que você pediu, como sentar, deitar ou dar a pata, você pode recompensá-lo com um biscoitinho.

Outra opção é usar um modelo específico de coleira, conhecida como Gentle Leader, que auxilia no adestramento sem utilizar nenhum tipo de dispositivo agressivo.

Ela é composta por uma tira que deve ficar na nuca do cachorro, exatamente no ponto onde a mãe costuma pegar o filhote, e outra na região do focinho, parte que é mordida por líderes da matilha quando há necessidade de correção comportamental.