Águas de março: por que limpar as calhas da sua residência?

Os resíduos que se acumulam nas calhas entopem as vias condutoras e impedem a evasão da água das chuvas de verão; saiba mais


O mês de março é historicamente conhecido por suas chuvas intensas. Como as características climáticas do mês ainda são mais próximas do verão do que do outono, os dias de calor e as pancadas de chuva passageiras e localizadas são comuns. Pensando nisso, é muito importante considerar a limpeza das calhas da sua residência; entenda por quê:

Períodos de calor intenso provocam chuvas igualmente intensas em diversas regiões do país. Apesar de refrescarem o ambiente, as épocas de chuvas também podem trazer dores de cabeça em diferentes esferas, desde alagamentos, deslizamentos e até mesmo danos em diferentes tipos de residências.

Entre as formas de evitar problemas com chuvas em sua residência está a limpeza de calhas. Sabia que essa manutenção pode livrar a sua casa de rachaduras, infiltrações e danos na estrutura? Entenda melhor:

Folhas e galhos de árvores, areia e outros elementos granulados, resíduos de pequenos lixos e até mesmo rabiolas de pipas provocam obstruções nas canaletas. Todos esses e outros elementos podem estar depositados nas calhas de sua casa e até mesmo dentro dos tubos que conduzem a água da chuva do telhado.

Por que se preocupar com a manutenção das calhas?

Os resíduos que se acumulam nas calhas com o decorrer do tempo, entopem as vias condutoras e impedem a evasão da água vinda das chuvas de verão. Todo esse volume líquido retido nas calhas compromete a estrutura da sua residência, podendo romper o duto que retira a água do telhado e atingir a parte interna da estrutura. O resultado são infiltrações e rachaduras, justamente pela falta de limpeza e atenção com as calhas.

Qual o período ideal para fazer a manutenção das calhas?

Engenheiros e profissionais do ramo indicam que a limpeza da calha seja feita a cada seis meses. Mas é importante considerar que essa frequência pode variar de acordo com a localização da sua residência. Se sua casa fica próxima a árvores, parques ou praças, provavelmente, o acúmulo de folhas e galhos nas calhas é maior do que em localizações que não possuem tais características. Dessa forma, nesses casos, a limpeza das calhas é indicada a cada três meses.

Pensa aí, quanto tempo faz que suas calhas não passam por manutenção? Este pode ser o momento certo de realizá-la.