foco são enfermeiros, técnicos e auxiliares do exército
Alunos do curso de Enfermagem da Universidade de Taubaté (UNITAU) deram início a um treinamento de educação continuada para militares do Centro de Medicina de Aviação do Exército (CMAvEx) nesta quarta-feira (24). O foco são enfermeiros, técnicos e auxiliares do exército.
A primeira atividade teve início às 8h e teve duas apresentações preparadas pelos alunos, a primeira foi sobre a importância e a forma correta da lavagem das mãos. A outra apresentação foi sobre punção venosa onde eles explicaram os procedimentos na introdução de um cateter na veia do paciente.
De acordo com o Prof. Dr. Sivaldo Almeida, docente do curso de enfermagem que coordenou a ação, o objetivo do evento é trazer informações novas sobre assuntos envolvendo enfermagem.
"O objetivo é fazer uma reciclagem dessas informações, sobre punção venosa, lavagem das mãos, o uso do carrinho de emergência, o evento da parada cardiorrespiratória, e diante dessas preocupações com a biossegurança, os cuidados atraumáticos e a prevenção de eventos adversos".
O tenente Geraldo Eustáquio Lage, do CMavEx, destaca a importância desse conhecimento e os recursos que os alunos e a universidade têm a oferecer para o aperfeiçoamento dos militares.
"Nós aqui do contexto militar dependemos muito dessas instituições no que diz respeito à atualização técnica. Nós acreditamos que essa é a melhor forma para a inovação. Todos os militares antes de colocarem a farda são estudantes de medicina ou enfermagem, então, são dois fatores que são de extrema importância: a questão da inovação técnica e o conhecimento atualizado que os estudantes podem trazer. Tem também a oportunidade dos alunos conhecerem e se interessarem por esse caminho militar".
Para Ryan Augusto, aluno do 7º semestre de Enfermagem, esses eventos que a Universidade de Taubaté proporciona são muito interessantes para que os alunos consigam aprender e aproveitar atividades mais práticas. Ele comenta que programas como esse ajudam o universitário a descobrir novos caminhos e trabalhos, além de dar uma visão de como funciona o que ele aprende em sala de aula na prática.
A UNITAU começou a parceria com o CMavEx em 2016. O objetivo do projeto de educação continuada é transmitir o conhecimento atualizado que os alunos têm a oferecer para os militares, e além disso apresentar para o estudante oportunidades de trabalho de uma forma prática e objetiva.
FONTE: Guilherme Schiavo (ACOM/UNITAU)
O AgoraVale é um site de noticias e entretenimento da Regiao Metropolitana do Vale do Paraiba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira - São Paulo - Brasil.
© Copyright AgoraVale 2025 . Todos os direitos reservados.
ou entre com o login AgoraVale.com
Text