Ambev tem meta de ajudar 2,5 milhões de pessoas no Dia da Responsa

Ainda que pesquisa aponte menos episódios de embriaguez durante a quarentena, a companhia estipula nova meta para ajudar as pessoas a beberem com moderação


A Ambev está em uma jornada de consumo consciente há mais de 20 anos. Nesse período, abriu discussões sobre o consumo responsável só para maiores de 18 anos, assim como atuou em parcerias de segurança viária. Agora, a companhia mira uma jornada com foco na moderação. Em seu tradicional Dia de Responsa, para conscientizar cada vez mais o consumidor sobre a importância das escolhas saudáveis, a Ambev está anunciando uma meta, de ajudar 2,5 milhões de brasileiros a reduzirem o consumo excessivo de álcool até 2022, além de lançar uma plataforma de moderação que coloca o consumidor como centro da mudança do comportamento.

De acordo com pesquisadores, a melhor maneira de se trabalhar o consumo prejudicial do álcool é através da identificação do nível de consumo de uma pessoa e a partir disso, ensiná-la e motivá-la a beber de maneira moderada. Por isso, o maior objetivo da companhia sobre a moderação é de incentivar que as pessoas entendam o quanto o autoconhecimento e autocontrole em relação a bebida são as principais soluções para um consumo consciente.

Recentemente, a Ambev também contratou a empresa Toluna para realizar uma pesquisa de mercado que busca entender as mudanças nos hábitos de consumo de álcool dos brasileiros durante a quarentena. De acordo com o estudo, o consumo excessivo de álcool em um curto período, prática conhecida como BINGE e que pode trazer efeitos de embriaguez, caiu durante o isolamento social no Brasil. O levantamento, realizado em julho, mostrou que a maioria dos brasileiros disse não ter aumentado o consumo de álcool no período da quarentena: 30% reduziram o consumo de bebidas alcoólicas e 41% disseram ter mantido os mesmos hábitos, sendo que 42% dos brasileiros estão controlando as bebidas alcoólicas como um novo hábito de saudabilidade, enquanto 65% disseram ter bebido menos para cortar gastos.

Para buscar esse compromisso, a companhia desenvolveu uma Plataforma de Moderação, que tem como objetivo servir como ferramentas de ensino para que as pessoas compreendam suas relações com o álcool a partir de cinco comportamentos, sendo eles: autoconhecimento, contar doses, planejar o consumo, hidratar-se e diversificar o consumo. A partir disso, a Ambev espera estimular que os brasileiros consumam bebida alcoólica de forma consciente como uma escolha de vida saudável.

A Plataforma de Moderação terá teste online de autoconhecimento e reflexão para ajudar os consumidores a entenderem seus hábitos para ter um consumo moderado de bebida alcoólica. Serão perguntas sobre frequência de consumo, doses e efeitos no corpo, que indicam um nível de risco para cada padrão de consumo junto com orientações de especialistas para cada resultado.

O teste e mais informações sobre o consumo moderado de álcool estão disponíveis aqui

Fonte: Ambev