A ANA Holdings Inc. anunciou a encomenda de 15 jatos E190-E2 da Embraer, com opção de aquisição de mais cinco unidades. A decisão faz parte do plano de renovação da frota da companhia aérea japonesa, que busca maior eficiência operacional e conforto para os passageiros. As entregas estão previstas para começar em 2028.
O E190-E2, considerado o jato narrowbody de menor porte mais silencioso e econômico do mercado, será o primeiro modelo da nova geração de E-Jets a operar no Japão. "Estamos honrados com a seleção do E190-E2 para a frota da ANA e esperamos que ele integre a operação da companhia em 2028", afirmou Martyn Holmes, Diretor Comercial da Embraer Aviação Comercial.
Com configuração 2x2, o jato oferece uma cabine espaçosa, sem assentos do meio, proporcionando mais conforto aos passageiros. Além disso, seu design aerodinâmico e novas tecnologias garantem uma redução de 25% no consumo de combustível e nas emissões de carbono em comparação à geração anterior.
O E190-E2 é certificado para operar com misturas de até 50% de SAF e já demonstrou viabilidade em voos de teste com 100% desse combustível.
Os E-Jets operam no Japão desde 2009 e contam com suporte técnico da Embraer no país. Atualmente, mais de 1.800 unidades da família E-Jet e E-Jet E2 estão em operação em 50 países, tornando o programa um dos mais bem-sucedidos da aviação comercial.