A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou ontem (1º), uma portaria com os critérios de aeronavegabilidade para os eVTOLs, conhecidos como "carros voadores", da Eve, empresa vinculada à Embraer, que será fabricada em Taubaté. O documento estabelece requisitos essenciais para garantir a segurança do voo, incluindo critérios sobre a estrutura, sistemas de controle, propulsão e bateria da aeronave.
A Anac considera a publicação da portaria um passo crucial para a autorização da operação desses veículos no Brasil. Entre os critérios definidos, a Eve deve estabelecer limites de peso e centros de gravidade que assegurem uma operação segura, além de desenvolver dados de desempenho adequados para diferentes altitudes e temperaturas. A empresa também precisará definir uma velocidade mínima segura para cada condição de voo, além de especificar o desempenho durante a decolagem e pouso.
Outros requisitos destacados pela Anac incluem a necessidade de que a aeronave seja controlável e manobrável, sem exigir habilidades excepcionais de pilotagem, além de apresentar características como:
Ausência de oscilações perigosas e instabilidades aeromecânicas durante o voo.
Proteções contra abertura inadvertida de portas e saídas.
Capacidade de voar e pousar com segurança após o impacto com um pássaro de 1 kg.
Provisão de ar respirável para todos os ocupantes, livre de concentrações perigosas de gases durante operações normais e prováveis falhas.
Recentemente, a Eve Air Mobility anunciou a captação de um novo financiamento de US$ 50 milhões, obtido junto ao Citibank, que se soma aos R$ 500 milhões já garantidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento do Brasil (BNDES). Com esse novo aporte, a liquidez projetada para o segundo trimestre é de US$ 480 milhões, aproximadamente R$ 2,8 bilhões.
A expectativa é que a produção dos eVTOLs inicie em 2026, com a capacidade de fabricação de até 480 unidades por ano. A planta em Taubaté funcionará em uma unidade já pertencente à Embraer, e quando operando em capacidade máxima, deverá empregar cerca de mil pessoas.
Os eVTOLs se assemelham a helicópteros, mas são projetados para viagens de curta distância dentro de áreas urbanas, utilizando motores elétricos em vez de combustíveis fósseis. A regulamentação específica para esses veículos ainda está em desenvolvimento, com a Anac utilizando critérios já estabelecidos nos Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil (RBAC) como base para a certificação dos "carros voadores" da Embraer.