A forte chuva e os ventos que ultrapassaram 100 km/h, na tarde e noite de ontem (18), causaram sérios danos à infraestrutura elétrica do Vale do Paraíba. Quatro torres de subtransmissão da EDP foram atingidas, comprometendo totalmente o fornecimento de energia para as cidades de Aparecida, Guaratinguetá, Potim e Roseira. A EDP informou que as causas do incidente estão sendo investigadas e que as equipes estão mobilizadas para restabelecer o fornecimento o mais rápido possível.
Além dessas cidades, o abastecimento de energia também foi afetado em outros municípios atendidos pela Neoenergia,Elektro, como Cunha, São Luiz do Paraitinga, Silveiras e Piquete.
Dificuldades no atendimento
A empresa destacou que o acesso às torres de subtransmissão localizadas em áreas rurais de Aparecida tem dificultado o trabalho das equipes, prolongando o tempo de reparo. A EDP também ressaltou que as condições climáticas elevam a criticidade da operação do sistema elétrico em outras regiões do Vale do Paraíba, incluindo cidades como Pindamonhangaba, Taubaté, Jacareí, São José dos Campos e Caçapava, que também enfrentam quedas de galhos, árvores e objetos sobre as redes elétricas.
Devido à complexidade dos reparos, a EDP prioriza o atendimento a hospitais, postos de saúde, escolas e outros serviços essenciais, além de ocorrências com risco à vida e situações que impactem um grande número de consumidores.
A EDP tem trabalhado em parceria com órgãos municipais e a Defesa Civil para restaurar o fornecimento de energia. A empresa também alertou a população para o perigo de se aproximar de fios caídos ou cabos partidos, reforçando a importância de garantir a segurança de todos durante a recuperação dos danos.
Nota oficial da EDP:
"A EDP informa que as chuvas e fortes ventos que ultrapassaram 100 km/h que atingiram parte da região do Vale do Paraíba na noite de ontem (18), elevaram o nível de criticidade nos atendimentos em comparação a um período normal de atuação. Equipes técnicas foram reforçadas e seguem dedicadas e mobilizadas para o atendimento das mais de 2 mil ocorrências registradas. Neste momento, 12 horas após os eventos, cerca de 80% de todos os clientes da área de concessão impactados estão com o fornecimento de energia normalizado.
Técnicos da concessionária continuam trabalhando na reconstrução das quatro torres de subtransmissão que foram derrubadas pelos eventos climáticos e parte do fornecimento de energia das cidades de Aparecida, Guaratinguetá, Potim e Roseira também já foram regularizados.
Outras localidades impactadas
A EDP reforça que as fortes chuvas com ventos também elevaram o nível de criticidade de operação do sistema elétrico em comparação a um dia normal em outras localidades do Vale do Paraíba. As cidades mais atingidas pelo temporal foram Pindamonhangaba, Taubaté, Jacareí, São José dos Campos e Caçapava.
Os principais reparos estão relacionados a queda de galhos, árvores e lançamento de objetos sobre as redes elétricas, que demandam maior tempo de trabalho das equipes por conta da complexidade. Distribuidora de energia aumentou em seis vezes o número de equipes para atendimento das ocorrências na região. Profissionais de outras localidades não afetadas estão somando esforços para normalizar a situação o quanto antes.
Vale destacar que, em situações com grande volume de ocorrências como esta, a EDP atua com priorização no atendimento, primeiramente à hospitais, postos de saúde, escolas, creches, serviços essenciais, casos que possam oferecer risco à vida e ocorrências com grande volume de consumidores impactados.
Parte dos trabalhos está sendo realizada em parceria com órgãos municipais, Defesa Civil, e o tempo de reparo das ocorrências varia de acordo com a dimensão dos danos em cada caso.
A companhia reforça as recomendações sobre segurança para que a população jamais se aproxime de cabos partidos ou de fios caídos. E que no caso de qualquer ocorrência com a rede elétrica, a EDP pode ser acionada por meio dos canais de atendimento: