Aparecida não se chama "Aparecida do Norte"; Entenda a confusão com o nome oficial

Troca de nome já dura mais de 100 anos.


A cidade de Aparecida, famosa por abrigar o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, é um destino turístico religioso amplamente conhecido em todo o país. No entanto, há uma confusão recorrente quanto ao seu nome. Oficialmente, a cidade localizada no Vale do Paraíba, chama-se simplesmente "Aparecida".

A origem do complemento "do Norte" está relacionada à instalação da ferrovia entre São Paulo e Rio de Janeiro, que passa por Aparecida e começou suas operações em 1877.

Inicialmente, essa ferrovia era chamada de Estrada de Ferro do Norte. Dom Pedro II solicitou a construção da "Estação de Aparecida". Além disso, a localização "ao norte" da capital paulista, de onde partiam os visitantes em direção ao Rio de Janeiro, também contribuiu para reforçar o nome "Aparecida do Norte".

Assim, popularmente, a cidade passou a ser chamada de Aparecida do Norte devido à antiga estação de trem que ligava São Paulo ao Rio de Janeiro.


O trajeto dos passageiros partindo da capital paulista tinha como destino o Rio de Janeiro, que está mais ao norte do país em relação a São Paulo. E esse caminho passava por Aparecida. Daí surgiu o nome "Aparecida do Norte", indicando a direção norte.

Um outro empurrão para o apelido foi a música "Aparecida do Norte" nas vozes da dupla Tonico & Tinoco.