Uma aposentada de Cruzeiro (SP) foi vítima de um golpe ao buscar ajuda de um estabelecimento comercial para acessar o Portal Meu INSS. A mulher relatou na agência local do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que pagou R$ 150 a uma empresa para que a ajudasse a trocar sua senha provisória do portal por uma senha definitiva. Além disso, a empresa entregou a ela uma "carteirinha" que, supostamente, facilitaria o acesso aos serviços previdenciários.
O INSS reforça que todos os seus serviços são gratuitos e acessíveis diretamente pelo cidadão, sem a necessidade de intermediários. O aplicativo e o site Meu INSS estão disponíveis para celulares Android e iOS, e podem ser acessados também pelo site gov.br/meuinss.
Riscos ao usar intermediários
O INSS alerta sobre os riscos de utilizar intermediários para acessar seus serviços. Além de cobranças indevidas, o uso desses serviços pode comprometer a segurança dos dados do cidadão. Informações pessoais podem ser utilizadas para abrir contas bancárias ou solicitar empréstimos fraudulentos, causando prejuízos ao beneficiário.
A senha do Meu INSS é a mesma usada para a conta gov.br, que permite acesso a serviços de outros órgãos públicos, como Receita Federal, Detran e Procon. "É uma senha tão relevante quanto a senha bancária, que você não entrega a qualquer um", explica Laert Mendonça, gerente da agência do INSS em Cruzeiro. Ele destaca que a prática de utilizar intermediários "vende a falsa ideia de legalidade, como se o estabelecimento representasse o INSS".
Canais oficiais de atendimento
O INSS dispõe de quatro canais oficiais para que segurados e beneficiários possam acessar seus serviços de forma segura e gratuita:
?Meu INSS: disponível como aplicativo e também na web.
?Central 135: atendimento por telefone, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
?Parceiros por Acordo de Cooperação Técnica (ACT): entidades autorizadas a prestar serviços previdenciários.
?Agências da Previdência Social: atendimento presencial, geralmente mediante agendamento prévio.
O INSS reforça que seus serviços não exigem intermediários e pede que a população fique atenta para evitar golpes e fraudes.