Audiência Pública discute plano municipal de enfrentamento à violência contra a mulher em Taubaté

O evento será às 18h, na Câmara Municipal


Acontece nesta quinta-feira (27) a audiência pública em Taubaté para apresentação, discussão e aprovação do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. O evento será às 18h, na Câmara Municipal.

A Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social convida a população em geral a participar para conhecer as ações estratégicas e contribuir nessa construção coletiva do plano que, representa um avanço significativo na promoção dos direitos das mulheres do município, visto que ele estabelece um compromisso conjunto entre o poder público e a sociedade civil para criar um ambiente seguro e acolhedor para todas as mulheres.

Esse trabalho envolveu um diagnóstico municipal, com levantamento de dados estatísticos que indicam um aumento expressivo de pelo menos 80% nos registros de violência contra as mulheres no município. O estudo destacou a ampliação dos relatos de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, evidenciando a urgência de ações efetivas.

Além disso, o plano foi elaborado com consulta à comunidade, ouvindo mulheres e instituições que atuam na defesa de seus direitos, garantindo que as estratégias propostas atendam às reais necessidades da população. Participaram: Gavvis (Grupo de Atendimento à Vítima de Violência Sexual), Unitau (Universidade de Taubaté), Instituto Há Braços, CRP (Conselho Regional de Psicologia), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Promotoras Legais Populares, e a campanha '16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres', além de secretarias municipais.

O Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher visa prevenir e combater todas as formas de violência contra as mulheres, alinhado à Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006) e à Lei Federal nº 14.899/2024, que determina a criação de planos integrados para essa finalidade.

Title

Text