As equipes do Instituto Argonauta, atuantes no Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atenderam mais três ocorrências de carcaças de baleias encontradas nas praias de São Sebastião nesta semana. Nas últimas semanas, foram registradas quatro ocorrências de baleias-jubartes mortas no Litoral Norte de São Paulo.
Em São Sebastião, os registros ocorreram nas praias de Guaecá, Boraceia e Paúba. Em Ubatuba, uma carcaça de baleia foi avistada por pescadores na região da praia da Picinguaba. No entanto, a equipe de monitoramento não conseguiu localizá-la quando chegou ao local. Com esses registros, sobe para seis o número de baleias-jubartes encontradas mortas na região nos últimos meses.
Apesar do estado avançado de decomposição das carcaças, foi possível identificar que se tratavam de baleias-jubarte juvenis (Megaptera novaeangliae). Contudo, a causa da morte desses animais não pôde ser determinada. O oceanólogo Hugo Gallo Neto, presidente do Instituto Argonauta, explica que, além das possíveis causas naturais, a mortalidade dessas baleias pode estar relacionada a diversas fatores, como falta de alimento, doenças, interação acidental com a pesca e até mesmo colisões com embarcações.