Blitz do Detran-SP em São Sebastião flagra 16 motoristas irregulares por alcoolemia
A fiscalização identificou recusas ao bafômetro e motoristas dirigindo sob efeito de álcool, reforçando a atuação do Detran-SP para prevenir acidentes em São Sebastião.
Uma operação do Detran-SP realizada na noite de sexta-feira (28) em São Sebastião resultou em 16 autuações relacionadas ao consumo de álcool ao volante. A fiscalização ocorreu na Avenida Odisseu e na Rua São Benedito, onde 443 veículos foram abordados.
Durante a ação, oito motoristas se recusaram a realizar o teste do bafômetro e outros oito foram autuados por dirigir sob influência de álcool. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, ambos os casos configuram infrações gravíssimas, com multa de R$ 2.934,70 e abertura de processo para suspensão da CNH. Em situações de reincidência em até 12 meses, o valor dobra para R$ 5.869,40.
Já motoristas que apresentam índice igual ou superior a 0,34 mg/l no etilômetro cometem crime de trânsito. Nesses casos, além da multa e da suspensão da habilitação, o condutor é encaminhado ao distrito policial e pode ser condenado a cumprir pena que varia de seis meses a três anos.
Operação em todo o Estado
As ações contra alcoolemia também foram realizadas simultaneamente em outras 28 cidades paulistas. No total, 15.081 veículos foram fiscalizados, resultando em 392 infrações - 378 recusas ao teste, 12 autuações por direção sob efeito de álcool e dois casos considerados crime de trânsito.
O Detran-SP afirma que o objetivo das operações é reduzir sinistros provocados pela combinação de álcool e direção. O órgão, responsável por mais de 35 milhões de veículos no estado, segue em processo de transformação digital: dos 109 serviços disponibilizados, 76 já podem ser realizados totalmente online.