BNDES aprova R$ 1,1 bilhão para exportação de aviões da Embraer aos EUA

Os aviões, dos modelos E190-E2 e E195-E2, serão destinados à companhia aérea americana Azorra.


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 1,1 bilhão para a exportação de oito jatos comerciais fabricados pela Embraer, cuja sede está localizada em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

Os aviões, dos modelos E190-E2 e E195-E2, serão destinados à companhia aérea americana Azorra. De acordo com o BNDES, as aeronaves já fazem parte da carteira de encomendas da Embraer e serão entregues entre dezembro de 2024 e 2025.

O financiamento cobre uma parte do valor total investido pela Azorra, que fará o pagamento em dólares ao banco brasileiro. A operação reforça o papel do BNDES no apoio à indústria nacional e na promoção de exportações de alta tecnologia.

Neste ano, o BNDES já aprovou o financiamento para a exportação de 56 aeronaves da Embraer para diversos mercados globais. Desde o início da parceria entre a instituição e a fabricante brasileira, mais de 1.300 aviões já foram exportados com o apoio financeiro.

A operação reforça a importância da Embraer como uma das maiores exportadoras de tecnologia do Brasil e como protagonista no setor da aviação mundial.