Caçapava recebe evento sobre a "Belle Époque" de 18 a 20 de agosto

Caçapava recebe neste fim de semana, de 18 a 20 de agosto, o evento internacional "Belle Époque" com programação musical, palestras, workshops, desfile de trajes, baile e piquenique de época


Caçapava recebe neste fim de semana, de 18 a 20 de agosto, o evento internacional "Belle Époque" com programação musical, palestras, workshops, desfile de trajes, baile e piquenique de época.

O evento, que tem o apoio da Prefeitura de Caçapava por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, é organizado pela artista Millyta Vergara, chilena residente em Caçapava, reconhecida pela confecção de bonecas que reproduzem o clima de época do século XIX.

A Belle Époque foi um período da história da Europa que teve início no fim do século XIX e durou até o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914. De acordo com historiadores, foi um período marcado por profundas transformações culturais, com grandes inovações nos campos das artes e da vida social.

O evento em Caçapava tem por objetivo reviver, de uma forma lúdica, esse período da História por meio de manifestações culturais como a música, a moda, a dança e a literatura. A programação ocorrerá na Praça da Bandeira e no Parque Ecológico da Moçota, com entrada gratuita.

As atividades na Praça da Bandeira começam nesta sexta-feira (18), às 19h30, com edição especial da Feira Noturna Taiada - edição Belle Époque - com apresentação musical do grupo de choro Conversa Afiada.

A partir das 21h, a atração será uma intervenção cênica com representação de um baile de época, com demonstrações de danças do Século XIX. Encerrando a noite, o violinista chileno Fernando Cruzat fará uma intervenção musical a partir das 21h30.

A programação da feira noturna conta ainda com exposição de artesãos, food trucks, além de participação da Feira Ambiental da Piedade, organizada pela APAS (Associação Paulista de Atitudes Sustentáveis).

No sábado (20), a programação na Praça da Bandeira terá início às 10h. A primeira atividade do dia será uma palestra sobre "O que foi a Belle Époque" com a escritora e licenciada em Letras, Ludmila Mello, às 10h20.

Na sequência, às 10h55,as palestrantes chilenas Marcela Navarro e Ximena Chavez, com a participação do cineasta e roteirista brasileiro Dimas Oliveira Junior, apresentam a palestra "Vozes da Mudança: O Feminismo na América Latina no Início do Século XX".

A programação segue com apresentação de um concerto intimista de violino na praça com o violinista chileno Fernando Cruzat, seguido por uma palestra sobre o tema "Diários antigos - a importância da vida contada e escrita na Belle Époque", com a especialista em diários antigos Jamile Piorini.

Na tarde de sábado, a programação na Praça da Bandeira recomeça a partir das 13h20, com uma palestra com a especialista Tamara Mattos falando sobre "Bijuterias com inspiração na joalheria histórica: com ênfase na Era Eduardiana".

Na sequência, o destaque será uma roda de conversa sobre a "revolucionária moda dos maiôs do Século XX".

As danças do Século XIX também fazem parte da programação com uma demonstração dos bailados desse período com o Núcleo de Pesquisa e Recriação Histórica do Rio de Janeiro.

Um desfile de trajes da Belle Époque com o tema "Uma Viagem no Tempo", criação de Isadora Maclure e Amalia Passaro, encerra a programação na tarde de sábado na Praça da Bandeira.

Parque Ecológico da Moçota

No domingo (20), o evento será realizado no Parque Ecológico da Moçota, a partir das 10h, e contará com apresentações musicais, palestras, danças e desfile. Durante o dia haverá ainda feira de artesanato e área de alimentação com food trucks.

Um concerto com o violinsta Fernando Cruzat abre a programação do dia, às 10h15. Na sequência, a estilista e palestrante Amalia Passaro apresenta a palestra "A Belle Epoque através da moda".

A partir das 11h, as palestrantes chilenas Marcela Navarro e Ximena Chavez, com a participação do cineasta e roteirista brasileiro Dimas Oliveira Junior, reapresentam a palestra "Vozes da Mudança: O Feminismo na América Latina no Início do Século XX".

Na sequência, o Núcleo de Pesquisa e Recriação Histórica do Rio de Janeiro volta a apresentar as danças do Século XIX.

A partir de 13h40, a estilista Amália Passaro volta a se apresentar. Desta vez com uma palestra sobre o "Vestuário do tempo do Titanic". Na sequência, a sommelier de chás Eliene Marchi fala sobre "Um chá no parque".

A partir das 15h, Isadora Maclure e Amalia Passaro apresentam a última atração do evento com o desfile de trajes da Belle Époque, com o tema "Uma viagem no tempo".