Câmara de Pindamonhangaba aprova reforma administrativa com criação de subprefeitura e novas secretarias

O bairro Araretama ganhará uma subprefeitura para atender às demandas da região oeste da cidade.


Os vereadores de Pindamonhangaba aprovaram, na manhã de segunda-feira (13), o projeto de reforma administrativa apresentado pelo prefeito Ricardo Piorino (PL). A votação na Câmara Municipal teve oito votos favoráveis e apenas um contrário.

Entre as principais mudanças, estão a criação da Subprefeitura do bairro Araretama e das secretarias de Comunicação e Eventos e de Trânsito e Mobilidade Urbana.

Segundo o projeto, o objetivo da reforma é "adequar os órgãos da administração pública municipal às necessidades da comunidade", além de "organizar seus departamentos, assessorias e divisões". Em nota, a Prefeitura destacou que as alterações buscam reduzir custos e aumentar a eficiência no uso dos recursos públicos.

Subprefeitura no Araretama

Com cerca de 50 mil habitantes, o bairro Araretama ganhará uma subprefeitura para atender às demandas da região oeste da cidade. A Prefeitura afirmou que a medida "vai aproximar a administração municipal e facilitar o atendimento em diversas áreas".

Secretaria de Mobilidade Urbana

Outra novidade é a criação da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, que será responsável por organizar o tráfego em uma cidade que já possui 108 mil veículos licenciados. "A nova secretaria permitirá maior autonomia para o planejamento e intervenções que visem dar mais fluidez ao trânsito, facilitando o deslocamento da população", afirmou o prefeito.

Secretaria de Comunicação

A reforma também prevê a criação da Secretaria de Comunicação e Eventos, com foco em melhorar a comunicação entre o poder público e a população. De acordo com a Prefeitura, a nova secretaria irá "combater a desinformação, divulgar ações do governo e criar o Setor de Relações Comunitárias".

A reforma administrativa foi apresentada como uma medida para modernizar a gestão pública e atender às necessidades crescentes de uma cidade em expansão.