Caminhão-laboratório da EDP passa por cidades do Vale do Paraíba em julho

Roteiro de visitas contempla Tremembé, Guaratinguetá e Lorena com atividades sobre uso seguro e eficiente da energia


Durante o período de férias escolares em julho, o Caminhão da Boa Energia da EDP estará com ações educativas em praças e espaços públicos de Tremembé, Guaratinguetá e Lorena.

O caminhão da Boa Energia da EDP é um laboratório itinerante em que os visitantes vivenciam uma série de experimentos, aprendendo, na prática, temas como a preservação dos recursos naturais, a história da energia, os tipos de geração de energia, segurança com pipas e rede elétrica, além de dicas para usar equipamentos elétricos dentro de casa com maior eficiência.

Algumas das atividades do caminhão-laboratório da EDP:

- Painéis Interativos de Eletrodomésticos - painéis no formato de quebra-cabeça estimulam a interatividade para disseminação do bom uso da energia elétrica.

- Gerador de Van der Graff - produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula isolada da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem;

- Globo de Plasma - experimento que mostra como uma pessoa passa a ser um condutor elétrico;

- Bicicleta Geradora de Energia - ao pedalar uma bicicleta ergométrica, o esforço transforma energia mecânica em energia elétrica e a energia produzida acende lâmpadas de LED;

- Anel Saltador - o campo magnético da bobina induz uma corrente elétrica no anel, produzindo assim um campo magnético ao redor do anel.

- Arco Voltaico / Chispa - um arco voltaico é resultante de uma ruptura de um gás a qual produz uma descarga, simulando a energia em movimento.

- Pilha Humana - quando encostamos as mãos sobre as placas, fechamos através do nosso corpo um circuito eletrolítico capaz de gerar uma corrente elétrica.

- Comparativo entre Lâmpadas - o experimento simula o consumo e a luminosidade entre uma lâmpada fluorescente compacta e uma lâmpada de LED.

- Sistema de Geração Fotovoltaica - placas de geração de energia utilizam a energia do Sol para gerar parte da energia elétrica que é usada no caminhão.

 

Confira abaixo o cronograma de visitas do caminhão nas cidades do Vale do Paraíba:

Tremembé

Dia: 8 de julho

Local: Rua Artur de Souza - Jardim Bom Jesus (Praça Central)

Horário: 9h às 17h

Guaratinguetá

Dia: 11 de julho

Local: Praça Conselheiro Rodrigues Alves - Centro

Horário: 9h às 13h

Lorena

Dia:11 de julho

Local: Praça Doutor Arnolfo de Azevedo

Horário: 15h30 às 19h