Campos do Jordão está entre os finalistas do Prêmio Pasaporte Abierto, uma das premiações mais influentes do turismo internacional. Em sua 11ª edição, realizada em 2026, o prêmio coloca a cidade mais alta do Brasil na disputa pelo primeiro lugar na categoria "Evento del Año", que avalia a relevância de festivais e iniciativas turísticas desenvolvidas ao longo de 2025.
A estância turística chega à final como forte candidata graças ao calendário anual de eventos, que se consolidou como vitrine cultural e turística. Entre os destaques estão o Natal dos Sonhos, realizado entre novembro e janeiro, a Festa da Cerejeira em Flor, que acontece entre julho e agosto, e o Festival Internacional de Inverno de música clássica, em julho, considerado o maior do gênero na América Latina. As ações contribuem diretamente para a promoção do destino em nível nacional e internacional.
A premiação é promovida pela Organización Mundial de Periodismo Turístico (OMPT), entidade internacional fundada em 2011, na Argentina, que reúne jornalistas especializados na divulgação do turismo. O Prêmio Pasaporte Abierto reconhece o trabalho de profissionais da mídia, destinos e projetos que impulsionam a atividade turística ao redor do mundo.
A cerimônia da 11ª edição ocorre nesta sexta-feira (30), no Panamá. A especialista em eventos corporativos Carmola Cândido representa Campos do Jordão no evento, que também sedia o Fórum Internacional de Turismo, no sábado (31). "Vou apresentar dois materiais belíssimos sobre Campos do Jordão e falar da força e da sinergia entre o poder público e a iniciativa privada, que geram resultados muito positivos para o turismo", afirmou.
Esta não é a primeira vez que o município alcança destaque na premiação. Em 2024, Campos do Jordão venceu na categoria "Destino Turístico de Maior Destaque", em razão da infraestrutura e dos atrativos turísticos. Confiante, Carmola destaca a expectativa por mais uma conquista. "Vamos buscar mais uma estatueta para a nossa querida Campos do Jordão", declarou.