Atividade terá duração de dois meses e será realizado em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (Foto: Banco de Imagens/Internet. Arte: Ascom/MMFDH)
Com inscrições abertas até o dia 30 de setembro de 2022, o Curso de Gestão Sustentável das Instituições de Longa Permanência para Idosos tem o objetivo de melhorar os serviços e esclarecer dúvidas sobre a saúde, direitos e bem-estar da pessoa idosa. A iniciativa do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) será executada pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI) em parceria com a Universidade Federal de Viçosa.
Ao longo de dois meses, entre 15 de outubro e 10 de dezembro, o curso acontecerá na modalidade a distância e abordará temas como gestão operacional, fundamentos normativos de proteção da pessoa idosa e relações de trabalho. Outro destaque da formação será a gestão financeira com informações sobre gerenciamento de custos, transparência, prestação de contas e captação de recursos.
O secretário nacional da Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa, avalia como essencial a formação nos temas propostos pelo curso. "Os gestores de instituições de longa permanência para pessoas acima de 60 anos superam desafios diários. Por isso, é necessário saber lidar e oferecer o melhor serviço possível para os residentes nesses locais", pontua.
Nessa perspectiva, o secretário esclarece que a capacitação promoverá a atualização de conhecimentos para os gestores de modo a fazer com que as políticas públicas ganhem mais efetividade de acordo com as necessidades das instituições. Outros detalhes podem ser adquiridos junto à Universidade Federal de Viçosa pelo correio eletrônico ageilpis.ufv@gmail.com