Caraguatatuba iniciou a Campanha Outubro Rosa para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Será um mês totalmente dedicado à saúde da mulher, com diversas ações para orientar e encaminhar as mulheres na realização de exames preventivos, como mamografia e papanicolau.
A Secretaria de Saúde reforça que as mulheres procurem atendimento neste período da campanha, quando será montada uma força tarefa para atender todas as pacientes que procurarem o serviço.
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil. A prevenção e a detecção precoce contribuem para a redução da incidência e da mortalidade por essa doença.
A prática de atividade física, a manutenção do peso corporal adequado, por meio de uma alimentação saudável, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas estão associadas à redução do risco de desenvolver câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.
A orientação é que a mulher observe e apalpe suas mamas sempre que se sentir confortável, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, sem técnica específica, para descobrir pequenas alterações mamárias. A segunda estratégia é por meio da mamografia, recomendada para mulheres de 50 a 69 anos.
É importante que as mulheres estejam sempre atentas aos sinais e sintomas suspeitos do câncer de mama, como caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Já o câncer do colo do útero é a terceira doença mais frequente em mulheres no Brasil. Está associado à infecção persistente especialmente pelo HPV que é muito comum. Estima-se que cerca de 80% das mulheres sexualmente ativas irão adquiri-la ao longo de suas vidas. A maior parte dos casos regride espontaneamente. Quando isso não ocorre, pode ocorrer o desenvolvimento de lesões que, se identificadas e tratadas adequadamente, possibilita prevenir a progressão para o câncer.
A principal forma de prevenção é a vacinação contra o HPV. A recomendação atual é de dose única para meninas e meninos com idade entre nove e 14 anos, pois esta vacina é mais eficaz se usada antes do início da vida sexual.
A vacina está disponível no SUS para pessoas de nove a 45 anos vivendo com HIV/Aids, transplantados e pacientes oncológicos, que apresentam maior risco de desenvolver câncer e complicações relacionadas ao HPV. Também estão incluídas as pessoas, nessa faixa etária ampliada, que foram vítimas de violência sexual, e também as portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PPR).
A detecção precoce do câncer do colo do útero é feita atualmente pelo exame preventivo do colo do útero, na faixa etária de 25 a 64 anos, a cada três anos.
Durante todo o mês de outubro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão com porta aberta, das 8h às 17h, para orientações, oferta de teste rápido de Sífilis e HIV/AIDS, agendamento para mamografia e papanicolau.
Carreta da mamografia
Caraguatatuba foi contemplada de 14 a 26 de outubro, com a Carreta da Mamografia, do Programa Mulheres de Peito, uma iniciativa do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A Secretaria de Saúde está ajustando a forma de atendimento e o local da carreta, e em breve, as informações detalhadas serão divulgadas.