Entre os dias 3 e 6 de setembro, Caraguatatuba será sede do Abeta Summit 2025, congresso nacional promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).
O evento, realizado desde 2003 em diferentes regiões do país, é considerado um dos principais fóruns de discussão do setor de turismo de natureza e aventura, reunindo mais de 400 profissionais, empresários, gestores públicos e operadores de turismo. Além disso, a exposição (Re)Descobrindo o Brasil deve receber mais de mil visitantes, entre estudantes e entusiastas.
A programação inclui palestras, workshops, debates, rodadas de negócios e encontros de gestores municipais de turismo, fortalecendo o Litoral Norte de São Paulo como um destino estratégico para o ecoturismo. A região, formada por Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, abriga 85% da área preservada da Mata Atlântica do Estado de São Paulo e ecossistemas como costões rochosos, manguezais e florestas de altitude.
"O Abeta Summit é uma grande oportunidade para contribuir com o fortalecimento do turismo local de forma sustentável, oferecendo ferramentas de qualificação, palestras e conscientização sobre o território", destacou o diretor-executivo da Abeta, Luiz Del Vigna.
Os moradores e visitantes terão acesso gratuito ao espaço de exposições, que contará com estandes de destinos turísticos e produtos locais, como artesanato e gastronomia regional.
Com mais de 150 praias, dezenas de cachoeiras, trilhas e áreas de proteção ambiental, o Litoral Norte oferece experiências imersivas, como caminhadas ecológicas, mergulho, surfe, canoagem, observação de aves e baleias, escalada, voo livre, rapel, ciclismo de montanha, rafting e passeios embarcados.
Segundo o prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, a realização do congresso projeta a cidade no cenário do turismo de natureza. "Mais do que receber um evento, estamos construindo um legado de inovação, sustentabilidade e oportunidades para quem vive aqui e para quem nos visita".
O presidente do Circuito Litoral Norte, Toninho Colucci, reforçou o papel do ecoturismo no desenvolvimento regional. "É uma importante fonte de geração de renda e empregos, mas deve crescer com planejamento, responsabilidade ambiental e inclusão social".
Em 2024, a região registrou aumento médio de 6% na ocupação hoteleira entre janeiro e novembro em comparação com o mesmo período de 2023, além do crescimento do ticket médio dos visitantes, confirmando a atratividade e o fortalecimento das estratégias de promoção turística.
Alguns dos temas que serão abordados:
Palestra Magna: Turismo, mudanças climáticas e COP30
Painel Inspira: Turismo em Parques Naturais
Roda de Prosa: Braztoa Seeds (desenvolvimento sustentável da região)
Programa Aventura Segura Abeta (ICMBIO, Defesa Civil e Ministério da Justiça)
Encontros de Negócios
Dia de vida ao ar livre: visitas técnicas, oficinas e atividades vivenciais
Apresentação: Turismo nos Parques Estaduais do Paraná
Painel Técnico: Desenvolvendo Destinos de Natureza
Seminário Paulista de Trilhas (paralelo)
Encontro de Gestores Municipais de Turismo (paralelo)
Palestra: Como financiar o turismo brasileiro de natureza
Painel: O Turismo e o Poder Legislativo
Oficina: Concepção e viabilidade de um parque de aventuras
Palestra: Qual o tamanho do mercado de Turismo de Aventura no Brasil?