A Operação cata-treco, realizada pela Prefeitura de Taubaté em parceria com o Comando de Aviação do Exército (Cavex), chega ao seu término nesta sexta-feira, 12, com resultados bastante expressivos no combate à dengue e na limpeza urbana da cidade.
Desde seu início em 4 de março, a operação foi responsável pela retirada de cerca de 150 toneladas de entulho em mais de 20 bairros de Taubaté.
A parceria com o Exército foi fundamental para o sucesso da operação, programada para acontecer durante seis semanas, e que envolveu, diariamente, 40 militares e quatro caminhões do Cavex dedicados às atividades de coleta de entulho, atuando ao lado de equipes da Prefeitura.
A presença do Exército, além da conscientização junto à população com distribuição de materiais informativos, contribuiu também para o engajamento dos moradores no correto descarte de entulhos.
Com média de 1,2 tonelada de entulhos retirados por caminhão, somente em março foram cerca de 96 caminhões carregados, atingindo 115,2 toneladas de materiais retirados dos bairros, demonstrando o impacto positivo da operação. Em abril, a última semana de operação já atinge mais 33,6 toneladas, totalizando, desde março, expressivas 150 toneladas de descartes retirados.
Na avaliação da Secretaria de Serviços Públicos, que acompanhou de perto todos os trabalhos da operação, ações desse tipo são significativas no combate aos focos do mosquito transmissor da dengue na cidade.
MAPA
A operação foi planejada estrategicamente para abranger os bairros com maior incidência da doença na cidade. Os bairros Esplanada Santa Terezinha e Barranco lideraram em volume,, com 21,6 toneladas de entulhos retirados, seguidos pelo Residencial Cecap, com 19,2 toneladas, e Jardim Gurilândia, com 16 toneladas.
Para a Prefeitura de Taubaté, a colaboração e o profissionalismo das equipes do Cavex foram essenciais para os excelentes resultados obtidos.