O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Taubaté promove no próximo sábado, dia 19 de outubro, uma operação preventiva de bloqueio vacinal em cães e gatos após a confirmação do segundo caso de raiva no município este ano.
O mutirão de vacinação antirrábica acontece das 9h às 16h em 10 postos fixos instalados em escolas e unidades de saúde na parte alta da cidade. A operação deve envolver 50 profissionais e a expectativa é de aplicação de cerca de 5.000 doses da vacina antirrábica.
O segundo caso confirmado pelo instituto Pasteur é de uma égua jovem em uma propriedade localizada na região do Itapecirica/Marlene Miranda. A região de bloqueio vacinal delimitada abrange um raio de 5 quilômetros do local onde o caso foi confirmado.
A recomendação para os proprietários de rebanhos de bovinos e equinos da região é de que também procurem vacinar os animais, mesmo que estes já tenham sido imunizados.
A raiva é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que compromete o sistema nervoso central. Pode acometer todas as espécies de mamíferos, incluindo o homem.
Bloqueio de vacinação antirrábica
Dia - 19 de outubro
Horário - das 9h às 16h
Postos
Escola do Trabalho Prédio III - Praça do Cristo, nº 70
Emei Professor Fabio Moura - rua Brasilina Moreira dos Santos, nº 1.411, Parque Três Marias
UBS Mais Fazendinha - rua 31, nº 50, Parque Três Marias
Pamo Três Marias - avenida Prof. Gentil de Camargo, nº 1.247, Parque Três Marias
Pamo São João - Rua Imaculada Conceição, nº 84, São João
UBS Mais Chácaras Reunidas Brasil - rua Expedicionário Benedito de Moura, nº 222, Chácaras Reunidas Brasil