Com o avanço tecnológico e a facilidade de acesso às diversas redes sociais, são ampliadas as formas de alcance da publicidade, inclusive para psicólogos. O psicólogo pode utilizar as redes sociais para divulgar serviços e conscientizar a população sobre saúde mental. No entanto, como em qualquer outra profissão, é necessário que as estratégias correspondam aos critérios éticos.
Embora impulsionado pelo isolamento social há alguns anos, não se deve descartar os meios de comunicação digitais como um dos pilares para o crescimento da terapia remota, principalmente pela ampliação do acesso da sociedade aos conteúdos. Para orientar a categoria, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou orientações sobre publicidade e cuidados éticos no uso profissional das redes sociais.
Nota Técnica CFP 1/2022
Conforme as normativas do documento, a utilização das redes sociais deve ser feita com cautela, verificando as implicações e os limites entre o espaço profissional e o espaço pessoal. As publicações ficam registradas e atingem um público mais amplo, considerando que os conteúdos podem ter alcances indeterminados.
Segundo a nota técnica do CFP, os psicólogos devem sempre informar nome completo e registro profissional no perfil. Pode-se destacar outros detalhes técnicos que caracterizam sua atuação, como, por exemplo, público que atendem, abordagem teórica e metodologia. Ainda é orientado que os psicólogos não utilizem diagnósticos, depoimentos ou análises de casos que identifiquem o paciente, reforçando o compromisso de sigilo.
Quanto aos serviços profissionais, recomenda-se que o preço não seja usado como propaganda, pois estão vedados termos como preço ou atendimento social, desconto, pacote promocional e similares. Em contrapartida, a divulgação de convênios com instituições e clínicas ou trabalho voluntário não está impedida.
Dicas de marketing digital para psicólogos
Por meio de tópicos informativos de qualidade e gratuitos, é possível criar uma relação próxima com o público-alvo. Escrever um blog com materiais mais profundos estabelece autoridade, depois divulgando no Instagram e Facebook em formatos mais curtos. É importante trazer mais leveza aos conteúdos, como, por exemplo, lives com outros convidados especiais formados na faculdade de psicologia, e, até mesmo, criar um podcast próprio, com temas de bem-estar mental e autocuidado.
Caso opte por seguir o caminho dos anúncios pagos, a sugestão mais valiosa é construir uma persona detalhada: pense em características como nome, idade, renda, interesses e desafios. Esse perfil servirá como uma percepção e um guia constante para direcionar campanhas com as necessidades do público-alvo.