As fortes chuvas que atingiram o Vale do Paraíba na quarta-feira (5) causaram transtornos em Aparecida e Guaratinguetá, com quedas de árvores, alagamentos e danos em prédios públicos. Segundo a Defesa Civil de São Paulo, os municípios estão entre os que registraram os maiores volumes de chuva no estado nas últimas 24 horas.
Maiores acumulados de chuva:
1.Aparecida: 59 mm
2.Potim: 53 mm
3.Guaratinguetá: 32 mm
4.Lorena: 28 mm
5.Ubatuba: 21 mm
6.Cunha: 18 mm
7.Roseira: 17 mm
Aparecida
Em Aparecida, a tempestade veio acompanhada de rajadas de vento superiores a 90 km/h, o que provocou a queda de pelo menos oito árvores. Os bairros mais atingidos foram Ponte Alta, São Roque e Itaguaçu.
Além das quedas de árvores, cinco pontos de alagamento foram registrados, principalmente no Jardim Paraíba e Ponte Alta. No bairro Ponte Alta, a água acumulada só escoou completamente durante a madrugada desta quinta-feira (6 de fevereiro).
A Defesa Civil do município foi acionada para vistoriar uma estrutura comprometida na entrada de um condomínio no bairro Vila Mariana, que foi interditada preventivamente, mas sem necessidade de remoção dos moradores. Já no bairro Aroeira, a equipe orientou os moradores de uma casa a deixarem o local devido a infiltrações nas paredes. Quando os agentes chegaram para vistoriar o imóvel, os moradores já haviam saído.
A Prefeitura de Aparecida informou que pretende solicitar apoio do Governo do Estado para realizar uma avaliação completa dos danos na cidade.
Guaratinguetá
Em Guaratinguetá, os ventos fortes e a chuva intensa também causaram estragos. Os bairros mais afetados foram Jardim Bela Vista, Beira Rio e Parque do Sol, onde foram registrados alagamentos. Apesar do volume de água, nenhuma residência foi atingida.
No bairro Pedregulho, a queda de uma árvore atingiu a estrutura da Assistência Médica Especializada (AME), provocando danos elétricos. Apesar disso, a unidade segue funcionando normalmente.
Outra árvore caiu na Avenida Gustavo Molica, bloqueando temporariamente o trânsito, mas equipes da Prefeitura removeram rapidamente os galhos e liberaram a via. Além disso, a cobertura do Estádio Municipal Dário Rodrigues Leite, localizado no bairro Nova Guará, foi danificada pelos ventos.
Apesar dos estragos, não houve registro de feridos, desalojados ou desabrigados nas cidades afetadas.