Com altas temperaturas, EDP alerta para riscos elétricos e reforça orientações de segurança

O Brasil registrou 1.205 incêndios causados por falhas elétricas em 2024, um aumento de 23,5% em relação ao ano anterior.


O aumento das temperaturas tem levado a um maior uso de equipamentos de refrigeração, como geladeiras, freezers e aparelhos de ar-condicionado. Com isso, a EDP, distribuidora de energia que atende Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, faz um alerta sobre a importância de instalações elétricas adequadas para evitar acidentes, como incêndios causados por sobrecarga ou curto-circuito.
 
 
Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2025, publicado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), o Brasil registrou 1.205 incêndios causados por falhas elétricas em 2024, um aumento de 23,5% em relação ao ano anterior. Nos últimos cinco anos (2020-2024), houve um crescimento alarmante de 106% nesse tipo de ocorrência.
 
As residências ? incluindo casas, apartamentos e propriedades rurais ? são os locais onde mais ocorrem esses incêndios elétricos, sendo responsáveis por mais da metade dos casos. O problema, segundo especialistas, está principalmente na falta de manutenção e no dimensionamento incorreto da carga elétrica, que leva ao superaquecimento da fiação e, consequentemente, a curtos-circuitos.
 
Prevenção e cuidados com a rede elétrica
 
Para evitar acidentes, o gestor da EDP, Roberto Miranda, reforça a importância da manutenção das instalações internas.
 
"Faça inspeções periódicas na instalação elétrica para verificar a integridade dos fios, tomadas e interruptores. Se notar qualquer sinal de desgaste, fios descascados ou mau funcionamento, chame um eletricista para avaliar e corrigir o problema. Além disso, siga sempre as normas e regulamentações vigentes para garantir a segurança de sua residência e de todos os moradores", orienta.
 
Com o uso intensificado de equipamentos elétricos neste verão, a atenção deve ser redobrada para garantir eficiência e segurança no consumo de energia.
 
Dicas de segurança
 
Fiação elétrica: Verifique se os fios estão desencapados ou danificados e faça a substituição, se necessário.
 
Tomadas e extensões: Evite sobrecarga e o uso excessivo de benjamins (T's).
 
Posicionamento dos fios: Nunca passe fios elétricos sob tapetes ou carpetes, pois o calor acumulado pode provocar incêndios.
 
Proximidade com água: Tomadas, disjuntores e aparelhos elétricos devem ficar longe de pias e torneiras.
 
Fusíveis e disjuntores: Se houver queima frequente de fusíveis ou desarme dos disjuntores, procure um eletricista para avaliar a instalação.
 
Manutenção periódica: A cada cinco anos, faça uma revisão completa do circuito elétrico da residência.
 
Capacidade da rede elétrica: A fiação deve estar dimensionada corretamente para suportar os equipamentos utilizados.
 
Produtos certificados: Sempre utilize equipamentos elétricos que tenham certificação de qualidade.