A EDP, distribuidora de energia que atende mais de 2,2 milhões de clientes em São Paulo, lançou o Plano Verão 25/26 em São José dos Campos. O objetivo é preparar o sistema elétrico para enfrentar eventos climáticos cada vez mais severos, com investimentos de cerca de R$ 750 milhões em 2025.
Os recursos estão sendo aplicados na ampliação da infraestrutura, digitalização da rede e reforço das equipes técnicas. Entre as obras em destaque estão novas subestações em Taubaté, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes e São Sebastião, além da modernização de equipamentos e expansão de 300 km de rede protegida.
O plano também aposta em tecnologia: o Centro de Operação Integrado (COI) utiliza inteligência artificial e religadores automáticos para reduzir o impacto das ocorrências, beneficiando mais de 80% dos clientes.
Além das obras estruturantes, a EDP intensificou ações de poda preventiva de árvores (mais de 188 mil realizadas em 2025) e aumentou em 23% o quadro de atendentes para períodos críticos.
Segundo a companhia, as medidas buscam tornar a rede mais resiliente, segura e automatizada, reduzindo falhas e garantindo maior rapidez no restabelecimento do fornecimento de energia em caso de temporais e ventos fortes.
Com relação aos canais de relacionamento com o cliente, atualmente, 85% dos atendimentos da Companhia são realizados pelos canais virtuais, site www.edp.com.br e aplicativo EDP Online. Porém, em momentos de grande volume de ocorrências, os clientes buscam também o Whatsapp, pelo (11) 93465-2888 ou pelo Call Center, pelo 0800 721 0123, para registrar as suas demandas e, por isso, durante o Plano Verão, a Companhia reforça o efetivo de atendentes em 23%.