Comércio deve estender horário de funcionamento para o Dia das Mães

As vendas na região estão previstas para aumentar 4% este ano em comparação com 2023


A semana promete ser agitada no comércio da região, com a aproximação do Dia das Mães, que será celebrado no próximo domingo, dia 12. A busca por presentes levará muitos consumidores às ruas e aos centros de compras, resultando na ampliação do horário de funcionamento das lojas. Conforme o Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região), os lojistas poderão estender o horário de abertura dos estabelecimentos na sexta-feira e no sábado até às 23 horas.

"É natural que haja um aumento na movimentação de consumidores durante a semana que antecede a celebração. Além disso, temos o quinto dia útil, quando muitos trabalhadores recebem seus salários, e também o aumento das transações com cartão de crédito. Portanto, é esperado que tenhamos lojas cheias em diversos setores do varejo nos próximos dias", explica Dan Guinsburg, presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP.

O Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais importantes do primeiro semestre e costuma impulsionar diversos setores do varejo, com destaque para lojas de eletrodomésticos, eletrônicos e departamentos; lojas de móveis e decoração; lojas de vestuário, tecidos e calçados; perfumarias e supermercados.

As expectativas do Sincovat indicam um crescimento de 4% nas vendas deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. "Embora esse crescimento possa parecer modesto, é relevante ressaltar que ele se baseia em um cenário já robusto de crescimento do varejo na região, que vem registrando aumentos consecutivos e batendo recordes de faturamento", destaca.

Se as previsões se confirmarem, o faturamento atingirá R$ 5,1 bilhões, o maior para um mês de maio desde que os registros começaram em 2008.

Entre os fatores que impulsionarão as vendas, destaca-se novamente a queda na taxa de desemprego e o mercado de trabalho formal aquecido, aumentando o número de pessoas com capacidade de consumo. "O Dia das Mães possui um forte apelo emocional, e dificilmente um filho deixa de presentear sua mãe. Com mais pessoas com poder de compra, espera-se um tíquete médio maior", explica Dan. Para a região, o Sincovat espera um tíquete médio de R$ 165,00.