Como a quilometragem de um veículo influencia na compra e venda?

Entenda a importância de verificar a quilometragem e como ela é medida nos veículos


Muitas pessoas, quando resolvem adquirir um veículo usado ou seminovo, não levam em conta a quilometragem, porém esse é um fator muito importante que precisa ser minuciosamente analisado tanto na compra quanto na venda de automóveis, pois a quilometragem do veículo influencia diretamente no valor.

A quilometragem pode dizer muito sobre o histórico do veículo e principalmente de seus componentes. Este é um dos principais motivos da diferença do preço real de um veículo para o valor estipulado pela tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que é o principal índice para consulta de preços de veículos usados ou seminovos, levando em consideração marca, ano-modelo e versão de um veículo.

Como funciona o marcador de quilometragem de um veículo?

A quilometragem percorrida de um veículo é medida e indicada por um dispositivo chamado hodômetro. Nos modelos fabricados até os anos 2000, os modelos mais comuns de hodômetros são os analógicos ou mecânicos, que funcionam de maneira simples. 

Seu funcionamento é baseado em um conjunto de engrenagens que são giradas por um cabo flexível, montada no eixo de transmissão do veículo. A partir disso, é possível saber quantos km o veículo percorreu.

Já nos veículos mais recentes, é utilizado um hodômetro digital, que funciona de forma semelhante, porém usa um sensor que lê uma roda dentada em sua saída. Esta roda dentada possui vários dentes sequenciais, com um faltante, e cada vez que esse faltante passa pelo sensor ele detecta uma volta completa na correia, usando esse parâmetro para calcular a quilometragem que o carro percorreu.

Como a quilometragem rodada pode alterar a precificação dos veículos

O brasileiro roda em média 17,5 mil quilômetros com um veículo por ano, e essa informação é muito importante para entender se um veículo possui uma quilometragem condizente com seu tempo de uso. Por exemplo, um carro que tenha 3 anos terá uma quilometragem de aproximadamente 52 mil quilômetros rodados.

Caso o carro possua menos quilômetros rodados, isso é um bom sinal, pois as peças estarão em melhor estado de conservação, devido a terem sido menos desgastadas. Mas é preciso ter muita atenção, pois existem casos em que as quilometragens são adulteradas, levando o consumidor a entender que está levando uma falsa vantagem na compra.

Por isso, é essencial levar um mecânico de confiança na hora de comprar um veículo, pois essas alterações não são percebidas a olho nu, e precisam de uma análise técnica para serem detectadas. Outras formas de analisar se as informações são verdadeiras é olhando os desgastes de itens como volantes, câmbio, entre outros, e analisar se condizem com a quilometragem mostrada no hodômetro.

A quilometragem de um veículo novo ou seminovo é um dos principais fatores que movem a demanda por um veículo. Quanto menos quilômetros rodados, maior será a procura e mais valorizado será o carro, pois as peças terão sofrido menos desgastes. Por exemplo, caso uma pessoa deseje comprar um HB20 seminovo, quanto menor for a sua quilometragem, mais próximo do valor da tabela FIPE ele estará.