Manter a cozinha bem higiênica, ter os armários com a louça arrumada, com todos os frascos e recipientes no lugar certo, os talheres organizados e os artigos de limpeza no espaço adequado, não será suficiente se você tiver uma panela com o resto do jantar na geladeira!
Existem pessoas que vão guardando em recipientes o molho que sobrou, cenoura que foi regada em excesso, aquele alimento que não foi utilizado para a salada... e vão empurrando esses recipientes na geladeira a medida que vão colocando novos. Assim, quando se lembrarem daquele restinho delicioso de risoto e forem procurar, como já se passaram vários dias, encontrarão um alimento desperdiçado!
Essas mesmas pessoas são as que não lembram quando foi que abriram o leite e então preferem jogar fora, por via das dúvidas. Desse jeito, acabam perdendo tempo, dinheiro e às vezes, até a saúde! Por isso, é muito importante você manter uma ordem específica na sua geladeira, para poder visualizar corretamente os produtos que guardou e, assim, poder usar aquilo que precisar corretamente.
As geladeiras foram desenhadas com um critério específico; não é por acaso que os laticínios possuem o espaço na parte de cima e as frutas, legumes e verduras possuem gavetas na parte de baixo.
1. Como manter a limpeza e higiene na geladeira
Manter uma ordem específica na sua geladeira não é um bicho de sete cabeças. É tudo uma questão de hábito; mas é necessário saber como conseguir tirar o maior proveito do seu eletrodoméstico mais importante.
Em primeiro lugar, uma dica muito importante: esvaziar a geladeira para fazer uma boa limpeza e jogar fora aquilo que não tem condições de ser utilizado. Fazer isso com regularidade vai ajudar a encontrar cada vez menos alimentos em má condição. O ideal é fazer isso semanalmente. Desse modo, você evitará mau cheiro ou sujeira indesejada.
É fundamental retirar todas as gavetas e estantes. Só desse jeito você conseguirá fazer uma limpeza profunda, total e eficiente!
Em segundo lugar, verificar tudo aquilo que você vai colocar de volta, checando cada alimento e verificando a data de validade. O ideal, para adquirir um hábito simples e saudável, é prestar muita atenção na hora das compras, evitando comprar coisas que ficarão na geladeira durante muito tempo... e acabarão no lixo.
É bom lembrar: a geladeira não é um arquivo, onde pode-se guardar coisas "por via das dúvidas" ou "como lembrança de um doce presente recebido"!
2. Como organizar os diversos produtos na geladeira
Seria interessante -e muito importante!- você conseguir uma boa quantidade de recipientes do tipo Tupperware de diversos tamanhos e tampas de cores diferentes, para poder ter uma melhor organização e visualização. É recomendável que esses recipientes sejam aptos para freezer, microondas e lava-louças.
A geladeira, como já foi dito, possui uma ordem específica para guardar os alimentos. Assim, as verduras e as frutas serão colocadas nas gavetas inferiores. A carne vermelha, frango e peixes devem ir ao setor mais frio e todos os laticínios irão nas gavetas ou estantes superiores.
É bom colocar os produtos com menor data de validade na frente, para consumi-los em primeiro lugar. Os ovos não devem ficar na caixa, eles devem ser colocados no setor específico que a geladeira possui.
Tudo aquilo que for guardado em recipientes, tanto na parte do refrigerador quanto na parte do freezer, deve ter etiquetas indicando o nome do alimento e a data em que se colocou no recipiente. Desse modo será mais fácil encontrar o que você está procurando e saber na hora a validade desse alimento.
Água, refrigerantes, sucos, devem ir ao setor específico na porta da geladeira.
Se quiser ter ainda uma melhor organização, poderá guardar num recipiente maior aquilo que costuma consumir no café da manhã, por exemplo: geleia, manteiga, requeijão. Outra possibilidade é guardar todos os condimentos como ketchup, maionese, mostarda, em um mesmo recipiente,
3. O que não se deve fazer na hora de voltar do supermercado
guardar na geladeira as frutas e legumes dentro das sacolas do supermercado
empurrar os recipientes que já estão dentro da geladeira para colocar os produtos recém comprados
deixar os produtos congelados no carrinho ou na mesa ao invés de guardá-los de imediato no freezer
deixar a porta da geladeira muito tempo aberta: organizar os produtos comprados para não perder tempo na hora de guardá-los é o aconselhável