Vender pela internet não é mais um privilégio de grandes empresas, e mais do que uma estratégia, se tornou uma necessidade para manter-se competitivo no mercado.
Muitas organizações ainda estão começando a se adaptar a esse novo tipo de negócio, mas são os pequenos empresários que encontram mais obstáculos para começar com pouco dinheiro.
Para ajudar você, que também quer ter vender pela internet, preparamos este conteúdo com algumas dicas importantes que você precisa para montar sua loja virtual sem investir muito dinheiro.
Comece pelo planejamento
O primeiro passo para começar um e-commerce é se planejar.
Faça um levantamento de quanto você pode investir e defina suas metas. No caso de venda de produtos, se organize para que, ao começar a vender, tenha tudo sob controle. Como por exemplo: para quais regiões irá vender, como serão feitas as entregas, os produtos disponíveis para venda e toda sua logística.
Como ter um estoque de produtos sem investimento inicial?
Se você não possui dinheiro para investir em estoque, não tem problema! Mas você precisará de bons fornecedores. Ao decidir não trabalhar com estoque, utiliza-se o modelo just in time, em que fica combinado com o fornecedor que os pedidos serão feitos sob demanda. Ou seja, o cliente compra na sua loja online, você compra do fornecedor e paga com o dinheiro da própria venda do produto. Nesse caso, não há necessidade de ter um espaço para guardar suas mercadorias nem investimento prévio.
Contudo, no modelo just in time é imprescindível que seus fornecedores sejam confiáveis em relação à qualidade, preço e entrega no prazo. E se seus produtos forem de fabricação própria, melhor ainda, pois a produção também pode ser feita somente quando a venda for concretizada. Ao optar por trabalhar com estoque, mantenha o controle das quantidades disponíveis.
Divulgue sua loja A outra etapa, não menos importante, é criar formas de divulgar sua loja virtual.
Isso pode ser feito através de redes sociais da empresa sem custo algum. Alimente os perfis comerciais que você possui com conteúdo relevante, fotos e informações das mercadorias, para gerar valor e visibilidade. Essa estratégia serve para atrair e direcionar seu público para seu e-commerce, então mantenha o link de compra sempre em destaque.
Monte sua loja virtual
Com essas informações já é possível começar um negócio lucrativo, mas ainda é preciso escolher a plataforma ideal entre as opções disponíveis. Se estava em dúvida, elas acabaram!
Usando construtores de site práticos e fáceis de usar, você pode criar uma bela loja em questão de minutos e começar a vender sem mais delongas! Essa é uma ótima opção para quem não pode contratar um programador para criar uma loja do zero - e, mesmo assim, não quer abrir mão da qualidade.
Um desses construtores é o Zyro, que é um dos mais baratos do mercado e pensado especialmente para pequenos e médios empresários. Ao criar uma loja virtual Zyro você possui ferramentas de fácil acesso com modelos de templates prontos para usar. Além disso, conta com sistema segurança, gerenciamento de estoque, diversas formas de pagamento.
Hora de colocar a mão na massa
Lembra da fase de planejamento e organização que citamos? Com essa plataforma ficou muito mais simples realizar todo o processo. Nessa fase em que você ainda não terá funcionários, você poderá administrar tudo sozinho, pelo celular: da montagem da loja até o rastreamento de produtos e controle de estoque.
Comece agora mesmo a vender pela internet de forma descomplicada e com um investimento que cabe no seu bolso! Gastando seu dinheiro de forma tão inteligente, sua margem de lucro poderá ser ainda maior.