Em um estudo recente, alguns psicólogos sugeriram que viajar traz mais felicidade que a compra de bens materiais. Poder conhecer um novo lugar, comer as comidas típicas, imergir na cultura do outro e relaxar. É por essas e por outras que sair de viagem é um dos melhores investimentos que podemos realizar.
Mas todo mundo sabe que para fazer uma viagem perfeita, é preciso muito planejamento, já que é preciso procurar os melhores destinos, encontrar o melhor resort e as passagens mais baratas. Tudo exige muita atenção e cuidado.
As passagens aéreas, por exemplo, são dos itens mais caros de qualquer viagem. Se você está querendo economizar com elas, nós reunimos algumas dicas preciosas. Vamos a elas!
Pesquise datas e companhias
Não tem muito mistério, para economizar na passagem aérea é essencial pesquisar. E a internet é uma baita ferramenta para isso. Há vários sites e mesmo aplicativos especializados na busca dos tickets mais em conta.
Uma dica valiosa é manter-se flexível na escolha das datas, ou seja, se você não precisa necessariamente estar em determinado local em um dia específico, pode conferir os preços de outras datas.
Muitas vezes, por questão de um ou dois dias, as passagens são bem mais vantajosas.
Também procure por diferentes companhias. Se for uma viagem mais curta, você pode perfeitamente abrir mão de espaços e aeronaves caras.
Evite viajar no fim ou no começo de semana
Passagens para o fim de semana são sempre mais caras. É porque as pessoas preferem viajar com mais tempo livre e com menos trânsito nas cidades, isso acontece, geralmente, de sábado e domingo. Aumentando a procura, as empresas tendem a aumentar o preço.
No entanto, dependendo do destino, segundas e terças-feiras também podem ser mais caras. Então, cidades que recebem muitos executivos tendem a ter passagens um pouco mais salgadas no começo das semanas.
Quando procurar pelas passagens
Não é muito recomendado comprar as passagens aéreas com muita antecedência, isso porque com 6 ou 8 meses de antecipação as companhias ainda não disponibilizam os tickets promocionais. Como estão mais vazios, os voos ficam também mais caros.
Dessa forma, opte por pesquisar e comprar as passagens com 4 ou 3 meses de antecedência.
Comprar na véspera
Há aquelas pessoas que deixam para comprar as passagens na última hora. Elas acreditam que, como as companhias querem voar com a lotação total, tendem a abaixar os preços das últimas poltronas disponíveis. Faz sentido, mas isso não é 100% garantido.
As companhias sabem que quem procura por passagem de última hora está um pouco desesperado e quer muito viajar, então, podem acabar aumentando de forma exorbitante os valores.
Na busca online por passagens, opte pela janela anônima
Muita gente acha que é uma lenda urbana, mas a verdade é que as empresas de taxiamento aéreo conseguem perceber se o seu IP procura frequentemente por passagens e em quais datas. Por isso, na hora de procurar, opte pela janela anônima.
Também vale a pena limpar o histórico de busca se você já pesquisou a passagem por duas ou três vezes.
Procure os horários alternativos
Se você está viajando a negócios ou por algum compromisso profissional, certamente o fator tempo para você é mais crítico. Mas se você está passeio, pode viajar em horários menos convencionais como no começo da manhã ou no fim da noite.
As passagens nestes períodos, por serem menos procuradas, podem ser mais rentáveis. Como as empresas precisam encher os voos, elas acabam cobrando mais barato.
O aeroporto de destino pode encarecer a passagem
Cidades maiores costumam ter mais de um aeroporto. Geralmente, um fica dentro da própria cidade e o outro fica em áreas próximas, nas regiões metropolitanas. Por isso, quando estiver procurando passagem para o seu destino, procure saber se a cidade se enquadra nesse caso e qual o aeroporto que recebe mais voos.
Geralmente, os mais movimentados costumam ser mais em conta. No entanto, preste atenção se você vai gastar muito para se locomover até a região. A depender do custo, compensa ficar o aeroporto mais caro e no qual se chegará com mais facilidade.
Opte pelas milhas
Se você costuma usar muito o cartão de crédito e paga as suas faturas em dia, provavelmente, tem muitos pontos acumulados com a bandeira do seu cartão. Esses pontos podem ser transformados em várias coisas, como experiências, produtos e as famosas milhas.
Muitas empresas aéreas admitem que a compra de passagem seja feita com a milhagem. Com essas espécies de pontos, os voos podem ficar um pouco mais em conta.
Agora que você já sabe as melhores dicas para economizar na passagem aérea, vamos começar a arrumar as malas?