Como fazer automação de email marketing

Aprenda já.


Atualmente, o marketing atingiu níveis diferentes. Agora é possível automatizar o marketing por e-mail para alcançar o público desejado em um piscar de olhos.

Para fazer isso, você precisa usar diferentes ferramentas de marketing por e-mail que fazem o trabalho pesado para você. Elas permitem que você segmente seu público e envie milhares de mensagens em menos de um segundo, o que lhe permite economizar tempo e dinheiro. Fique conosco e descubra como você pode tirar o máximo proveito dessas tendências.


O que é marketing por e-mail?

Vamos começar definindo o que é marketing por e-mail. É uma estratégia de comunicação que se baseia no e-mail como principal meio de divulgação de uma mensagem ou de uma nova promoção para uma lista de contatos.

É um método de marketing muito interessante que permite educar seu público sobre o valor de sua empresa, mantê-lo interessado e notificá-lo sobre novos produtos e serviços.

Vale a pena observar que, atualmente, centenas de empresas de vários tamanhos estão usando o marketing por e-mail para diferentes finalidades, obtendo resultados positivos graças a diferentes estratégias. É hora de dar uma olhada nessa alternativa para melhorar seus números.

Para que serve o e-mail marketing?

A automação de email marketing é uma das maiores utilidades dessa tendência e, com esse método, você pode obter resultados interessantes.

Gerar relacionamentos com os usuários

Em primeiro lugar, ele permite solidificar os relacionamentos que você tem com seus usuários, pois com o e-mail marketing você pode enviar uma mensagem personalizada para cada um de seus clientes.

Atualmente, existem muitas ferramentas que fornecem informações em primeira mão sobre o cliente, portanto, você pode colocar o nome dele na linha de assunto para aumentar a probabilidade de ele clicar no e-mail. Você consegue imaginar isso, mas em mil mensagens por dia? É certamente impressionante.

Reconhecimento da marca

Por outro lado, você pode obter o reconhecimento da marca que está procurando, para que seus clientes em potencial tenham em mente a imagem e o nome da sua empresa quando forem comprar.

Isso é obtido por meio de interação constante e paciência, já que, ao enviar uma mensagem estratégica periodicamente, você conseguirá entrar no subconsciente do usuário.

Promoção de conteúdo

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo usa diferentes pilares para melhorar seu posicionamento no mercado. Bem, com o e-mail, você pode promover as últimas postagens que publicou em seu blog para aumentar o número de leitores que chegam.

Gerar novos clientes potenciais

Você também deve levar em conta que o e-mail marketing permite gerar novos clientes potenciais por meio de mensagens que os convidam a compartilhar suas informações pessoais para enviar-lhes informações personalizadas sobre o projeto. Dessa forma, você avançará gradualmente no ciclo de compras até conseguir a compra que estava procurando.

Como automatizar o marketing por e-mail?

Temos certeza de que, se você chegou até aqui, é porque deseja aproveitar ao máximo as vantagens oferecidas pelo marketing por e-mail. Bem, não há nada melhor do que usar ferramentas de automação para enviar centenas de mensagens em questão de segundos. 

Já imaginou que toda vez que um usuário se inscreve no seu site você tem de enviar uma mensagem personalizada para ele? Se for um público pequeno, não haverá muito problema, mas se você tiver milhares de visitantes, os problemas começarão a aparecer.

É aí que entra o marketing por e-mail automatizado, que permite que você trabalhe uma única vez para enviar milhares de mensagens sempre que um usuário realizar uma determinada ação.

  • Defina as metas que você deseja atingir, desde o aumento das conversões até o recebimento de novos clientes.
  • Crie um plano de trabalho com o número de e-mails que você deve enviar com o conteúdo certo e a melhor programação para isso.
  • Escolha o tipo de provedor que melhor se adapte às necessidades de sua empresa.
  • Programe a sequência de e-mails e escolha os acionadores.
  • Verifique se tudo está funcionando corretamente antes de enviar os e-mails.
  • Analise todos os detalhes de sua campanha para fazer os aprimoramentos necessários.

O que considerar antes de escolher uma ferramenta de automação de marketing por e-mail

Não há dúvida de que um programa de automação de marketing por e-mail é um grande aliado em nossos negócios. No entanto, ele deve atender a uma série de elementos para que possamos escolher o programa certo para nós.

  • Marketing por e-mail
  • Geração de sequências de e-mail
  • Criador de páginas de destino
  • Criador de formulários
  • Ferramenta de análise e interação com o usuário
  • CRM com banco de dados de leads
  • Integração de pagamentos de clientes
  • Pontuação de leads para determinar onde seus leads estão em seu progresso
  • Criação de conteúdo personalizado
  • Planejamento de conteúdo de mídia social.

Termos relevantes em automação de marketing por e-mail

Assinatura

A assinatura é o momento em que um usuário entra na sua caixa de entrada para receber seus e-mails. Assim que ele o fizer, a ferramenta fará o trabalho pesado para você.

Aceitação dupla

É o e-mail de confirmação que chega à caixa de entrada do usuário para confirmar que ele deseja se inscrever em nosso banco de dados de clientes. É muito útil para verificar se o usuário deseja receber as informações.

SPAM

São os e-mails enviados a todas as pessoas que não estão inscritas em seu banco de dados. Evite-os a todo custo.

Cancelar a inscrição

Enquanto isso, o cancelamento da assinatura é o momento em que um cliente decide se retirar da sua lista de assinantes. Por mais triste que pareça, isso é mais comum do que você imagina e faz parte dos negócios.

Sequência

É um grupo de e-mails que são enviados automaticamente depois que algo específico acontece, por exemplo, quando eles compram um produto.

Então, o que está esperando para instalar o programa de automação de marketing por e-mail certo para você?