Como surgem as tendências de moda?

A moda reflete a sociedade atual e a cultura, sempre de forma cíclica


Seja nas passarelas ou nas redes sociais, as tendências de moda sempre viralizam. Mas a principal questão é: como surgem essas tendências?

Basicamente, as tendências são um reflexo da cultura, das influências socioeconômicas e históricas e da sociedade como um todo. É por meio da moda que o que está acontecendo é expressado. Toda tendência é influenciada por aspectos externos da sociedade, que vão desde as estações do ano até os modos de consumo nos mais variados segmentos.

É dessa forma que surgem as macrotendências. Essas macrotendências são padrões de mudança social, cultural, econômica e tecnológica que têm um impacto significativo e duradouro sobre a sociedade como um todo. A partir do surgimento dessas macrotendências, as áreas se adaptam ao mercado e aos padrões de consumo.

Várias fontes de inspiração começam a agir, sejam movimentos artísticos da história, eventos históricos importantes e datas. O avanço tecnológico, por exemplo, impacta a moda e as necessidades da época.

Ultimamente, um movimento muito importante está começando e se tornando uma das principais formas de ditar moda. No caso, a mídia. A mídia, nos dias atuais, dissemina e populariza as tendências. Sejam blogs, redes sociais e programas de televisão, influenciadores e celebridades alcançam públicos globais em questão de segundos e no mundo inteiro.

Inclusive, influenciadores e pessoas deste meio se tornam cada vez mais ditadores de tendências. As escolhas de peças, acessórios ou o que seja se tornam de uma forma extremamente rápida uma tendência viral, alcançando uma vasta audiência global e moldando o comportamento de compra.

A moda não é algo estático. Pelo contrário, é cíclica e em constante movimento. Tendências surgem todos os dias, vão embora e voltam logo depois - muitas vezes, anos depois. A constante busca por identidade e diferenciação impulsiona esse ciclo contínuo, que é marcado pela necessidade humana de novidade. Assim, cada vez mais tendências surgem para os mais variados nichos.

Várias peças podem ser aproveitadas das mais variadas maneiras. Um exemplo são as meias Kendall de alta compressão. No contexto das tendências de moda, as meias de compressão estão emergindo como um elemento versátil e funcional. Mesmo que com um uso para um determinado público, sempre podem ser reaproveitadas.

A globalização e um mundo cada vez mais conectado tornam as tendências de moda cada vez mais diversificadas e inclusivas. Tudo é um reflexo entre cultura, mídia, indústria e personalidade. É basicamente uma interação baseada na complexidade de influências. Essas diferentes influências se combinam e evoluem ao longo do tempo.

E, ao contrário do que muitos pensam, não é uma questão meramente estética. São aspirações e reflexos de uma forma ampla da sociedade, mas que refletem nas roupas, sapatos, acessórios e tudo o que engloba neste universo, sempre se adaptando e em constante movimento.