Prova do concurso público de Pinda será novamente aplicada

Nesta segunda-feira a Prefeitura, junto com IUDS, anunciaram as mudanças para a reaplicação da prova


Na tarde desta segunda-feira (16) a Prefeitura de Pindamonhangaba e o Instituto Universal de Desenvolvimento Social (IUDS), responsável pela aplicação da prova, anunciaram que as provas do concurso público serão reaplicadas em novas datas e locais.

A primeira aplicação da prova, em 4 de agosto, gerou uma série de reclamações por parte dos candidatos em relação à infraestrutura, atraso e dificuldades para acessar os locais de prova, entre outros. Com base nisso a Prefeitura anunciou a suspensão do concurso público um dia após o exame, em 5 de agosto.

No novo anúncio a prefeitura, representada pelos secretários Fabrício Pereira e Dr. Anderson Alves, das secretarias de Administração e Negócios Jurídicos, respectivamente, e Éder Pini, representante do IUDS, informaram sobre as mudanças que serão feitas, como a realização da prova em dias diferentes, porém apenas em escolas municipais e estaduais de Pindamonhangaba. "Para viabilizar a aplicação das novas provas, vamos fazer isso em dias separados, para que não haja os mesmos problemas de aglomeração de candidatos, trânsito para chegar ao local de prova, assim facilitando o deslocamento das pessoas", explicou Éder.

De acordo com o secretário Fabrício Pereira a manutenção do IUDS no processo seletivo se deve ao fato de que realizar o concurso com uma nova empresa geraria novos gastos aos participantes. "Para realizar um novo concurso público com outra empresa os candidatos teriam que pagar novamente o valor da inscrição, então para não haver mais prejuízo aos candidatos, que já terão novas despesas para realizar as provas, a nossa postura foi de permanecer com o IUDS", esclareceu Fabrício. Para ele a permanência da empresa na aplicação do concurso não afeta a credibilidade da prova, já que o Instituto Universal de Desenvolvimento Social cumpriu o contrato estabelecido. "O maior problema que tivemos foi na execução da prova. O contrato feito com o IUDS foi todo cumprido de maneira correta, desde os prazos, ao conteúdo programático, não tivemos adversidades em relação à empresa, no dia da prova o que ocorrerão foram fatos", afirmou.

Outro lado

Presente na coletiva de imprensa estava a professora Luciana Penina Teixeira, que participou do concurso como candidata e relatou diversos problemas no dia da prova. Para ela, que se sente prejudicada pela forma como ocorreu a primeira aplicação, a nova prova, agora em dias diferentes, vai facilitar para o candidato, mas o fato de permanecer o IUDS como responsável pelo processo seletivo gera desconforto. "Eu estudei desde que saiu o edital, fiz cursinho, realmente me dediquei, e toda essa tensão de cancelar ou não nos afeta negativamente. Apesar das mudanças anunciadas ainda fica um receio de que ocorram novamente os mesmos problemas, mas esperamos que não",  frisou a professora.

A previsão é de que as novas datas para as provas sejam anunciadas até o fim de Janeiro de 2020, seguindo a ordem de prioridade de cargos que a prefeitura precisa para a realização do concurso. Todos os inscritos poderão realizar o processo seletivo.

Veja a transmissão ao vivo da coletiva de imprensa: