Colocar músicas em vídeos costumava ser um processo trabalhoso, e que exigia estudar um editor de vídeo à fundo para conseguir inserir músicas e trechos de som.
Mas eu disse, era difícil.
Recentemente descobri um programa chamado InVideo, o qual facilitou muito a minha tarefa diária de editar vídeos para minha empresa.
Hoje mostrarei em 3 passos como ter sua música (ou trecho) escolhida dentro do seu próximo vídeo, e como configurá-lo.
Será um tutorial simples, que te deixará preparado para sair desse texto e fazer, finalmente, seu vídeo com uma ou várias músicas e efeitos especiais.
Por que adicionar músicas ao seu vídeo?
As músicas são importantes pois ativam emoções nas pessoas e assim conectá-las com seu conteúdo.
As músicas corretas podem despertar emoções positivas ou até mesmo ampliá-las. Alguns Youtubers usam músicas de fundo em seus tutoriais e vídeos para aumentar a concentração das pessoas, e também seu tempo de permanência no conteúdo.
Portanto, criar vídeos sem nenhum som ou música de fundo pode fazer com que o interesse do público diminua aos poucos, até ele abandonar seu vídeo sem mesmo ver até o final.
Mas claro, isso não quer dizer que sua entrevista ou documentário precise ter ruídos e sons atrapalhando a fala das pessoas (o que é bastante normal).
Primeiro, antes mesmo de editar o vídeo, faça o seguinte:
Baixe músicas nos formatos certos
Você sabe em que formato está sua música?
Clicando com o botão direito no arquivo, em propriedades, você consegue ver em que formato está. Um dos formatos que menos vão te dar dor de cabeça é o formato MP3.
Nenhum editor de vídeos terá problemas com esse formato.
Mas supondo que você queira inserir não somente a música, mas um breve vídeo. Para isso, verifique os tipos de vídeo e formatos suportados. No caso de vídeos, o leque de opções é muito maior, e mais complexo.
A ferramenta que será mostrada a seguir é fácil de mexer e bem intuitiva na hora de inserir sua música.
Um editor de vídeo fácil de usar
Nesse breve tutorial, foi usado o editor de vídeos da inVideo.
Lá no editor da InVideo, ao inserir seu arquivo, ele abre uma faixa especial para o arquivo de som. Você consegue arrastar e soltar conforme preferir, e consegue cortar trechos ou pontos específicos do áudio.
O editor de vídeos possui diversas camadas de edição, e consegue dividir sua música de maneira isolada.
É possível ampliar os trechos específicos onde você deseja fazer cortes ou pausas. E como falado antes, se for um arquivo MP3, será facilmente aceito pela ferramenta.
Você se tornando um produtor audiovisual
Agora que você já tem uma música em mãos, é hora de ser um diretor de mini produções.
Logo você descobrirá que é possível criar pausas e até mesmo mudar o volume da música quando alguém for falar algo em seu vídeo.
Você vai poder adicionar não somente músicas, mas efeitos sonoros diversos, que muitas vezes são encontrados pela internet ou até mesmo no editor de vídeo citado.
Usando o editor de vídeos, será possível colocar diversos takes (cenas) em um mesmo vídeo com uma duração maior.
E quando você se der conta, já estará criando vídeos semanais e terá sua vinheta de abertura padronizada - que é um fator importante na hora de criar vídeos para o Youtube, por exemplo.
Onde conseguir músicas e áudios gratuitamente?
Uma dica importante que devemos te dar é que na maioria das vezes existem direitos autorais envolvidos com músicas e outros áudios.
E como sua publicação provavelmente será algo profissional, é bom evitar esse tipo de problema.
Você tem duas possibilidades:
Criar seus próprios sons: Você pode pedir para que algum estúdio crie seus áudios e músicas, ou pode usar o banco de materiais de editores de vídeo, como a InVideo, que possui faixas para seu uso por default.
Usar banco de áudios gratuitos como o Free Music Archive, ou portais pagos, como o Artlist.
Aprendendo na prática
Nessa hora, você deverá pegar um projeto real, ou inventar um.
Usando a ferramenta citada de hoje, ou alguma outra à sua escolha, você deverá ganhar experiência prática no campo de edição de vídeos.
Por meio do uso, você descobrirá como inserir músicas e como criar efeitos, como o fade in e fade out (efeito que o som entra e sai aos poucos).
Quando se trata de ferramentas intuitivas como o InVideo, você não precisa fazer cursos para se tornar um expert, e seu time vai notar a qualidade impactante dos materiais que você produzir.
Mostre para outras pessoas
Depois de ter criado seu primeiro material de teste, mostre para outras pessoas de sua equipe e recolha feedback.
Você vai obter dicas incríveis e também estará se desafiando a fazer vídeos melhores.
Nesse momento você vai poder pedir ajuda e convidar mais pessoas da empresa a participar do projeto.
Conclusão
Com as dicas de hoje, você vai conseguir inserir áudios, músicas e outros tipos de mídia em seu próximo vídeo.
Com o tempo, ele terá um aspecto profissional e perfeitamente adequado a sua estratégia de marketing.
Espero ter tirado sua dúvida de como colocar músicas em vídeos com esse tutorial simples, abrindo sua mente para essa ferramenta que é nova no Brasil.