O CONSEG – Conselho Comunitário de Segurança de Pindamonhangaba retomou suas atividades nesta semana realizando a primeira reunião do ano com grande participação popular. Dezenas de munícipes e representantes de entidades discutiram na noite do último dia 6 no auditório da ACIP (Associação Comercial) temas relacionados à segurança pública na cidade.
O encontro, comandado pelo presidente da entidade, Alexandre Pió, contou com a apresentação de um trabalho elaborado pelo Delegado Titular do município Dr Vicente Lagioto, que trouxe um balanço dos índices de criminalidade da cidade em 2017 e a produtividade da Polícia Civil resultando no esclarecimento de diversas ocorrências. “Foram 1435 inquéritos abertos pela Civil num trabalho árduo, que em conjunto com a Polícia Militar apreendeu 67 armas, recuperou 111 carros furtados e na apreensão de 62 menores, um índice elevado graças à forte atuação do Poder Judiciário”, comentou o delegado.
Em seguida, o secretário de Proteção e Bom Estar ao Cidadão, José Sodário Viana levou para o conselho uma proposta que será levada ao Legislativo para combater o problema das pichações no município. “É um projeto que prevê multa mais rigorosa aos pichadores, mais rigor na venda de tintas e spray e parceria com iniciativa privada para recuperação dos espaços que sofreram pichação”, afirmou Sodário. O CONSEG comprometeu-se em acompanhar o tramite da nova legislação.
Junto com a comunidade foram debatidas diversas questões como a segurança no novo espaço para o Carnaval 2018, atendimento na Central 190 e o tramite sobre registro de boletim de ocorrência e a questão da segurança e ordem pública na Praça do Quartel.
“Foi uma reunião muito produtiva e com intenso debate graças à participação da população. Estamos fortalecendo o CONSEG num grande esforço para a melhor qualidade de segurança na cidade”, afirmou o presidente Alexandre Pió, que finalizou convidando a todos para o próximo encontro dia 06 de março, às 19h, no auditório da ACIP.