Conhecida como a Capital Nacional da Cerâmica de Alta Temperatura, a Estância Climática de Cunha, no Vale do Paraíba, está em festa com a realização do 16º Festival da Cerâmica, que acontece de 04 de outubro a 09 de novembro.
O evento deste ano promete uma programação diversificada, destinada tanto aos ceramistas em busca de workshops e palestras com profissionais renomados, quanto ao público em geral e amantes da arte e cultura. Os visitantes poderão desfrutar de exposições, demonstrações ao vivo de ceramistas, a tradicional Feira da Cerâmica com produtos de várias regiões do Brasil, além de apresentações musicais gratuitas e outras atividades.
Giltaro Suenaga Jardineiro, representante do Grupo de Ceramistas que organiza o Festival, destaca que o objetivo é transformar a cidade em uma grande celebração da cerâmica. "Cunha abriga o maior polo cerâmico de alta temperatura da América Latina e o Festival tem como propósito valorizar a produção de arte local em suas diversas gerações de artistas, linguagens e técnicas. Além disso, promove a interação e a troca de conhecimento entre profissionais de diversas regiões do país e do exterior e oferece ao público em geral a oportunidade de conhecer de perto essa arte milenar", afirma.
Com o apoio do Instituto Cultural da Cerâmica de Cunha (ICCC) e da Prefeitura Municipal de Cunha, estão programadas mais de 50 atividades, incluindo exposições, palestras, workshops, apresentações, competições e a aguardada abertura de forno.
A Feira da Cerâmica, que ocorrerá de 11 a 14 de outubro no Parque Lavapés, é um dos pontos altos do Festival. O evento reunirá ceramistas locais e de outras regiões do país para expor e comercializar seus trabalhos. Haverá também performances ao vivo, onde ceramistas criarão esculturas, modelagens e pinturas, além de atividades lúdicas para crianças. As competições de torno prometem agitar o Festival, desafiando os ceramistas a criar a peça mais alta e a de maior diâmetro.
A abertura de forno, uma das atividades mais esperadas, será realizada no sábado, dia 12, na sede do ICCC. Ceramistas de Cunha e de outras regiões farão uma apresentação da técnica de queima em forno Smokeless, culminando com a retirada das peças do forno a lenha.
Durante todo o Festival, o público poderá visitar a exposição "Cerâmica e Luz" do Atelier Suenaga & Jardineiro, um dos mais antigos da cidade, que trabalha com peças artesanais queimadas em forno a lenha Noborigama. A exposição destaca obras de cerâmica que dialogam com a iluminação de interiores, apresentando peças originais como luminárias, abajures e arandelas.
No Casarão das Luas e nos ateliês dos artistas, ocorrerão workshops e palestras sobre temas variados do universo ceramista, com inscrições pagas disponíveis no site oficial do Festival. O Parque Lavapés também será palco de shows de música, apresentações de capoeira, congada e uma variada gastronomia para o público. Este ano, o Festival terá um momento especial envolvendo cerâmica e gastronomia, com o ceramista Marcelo Tokai e a Chef Irina Cordeiro discutindo o uso da cerâmica na culinária.
Cunha é reconhecida pela produção de cerâmica artística em fornos a lenha Noborigama, técnica trazida ao Brasil por imigrantes japoneses. Desde a década de 1970, a cidade tem atraído ceramistas que empregam diversas técnicas e estilos. Atualmente, mais de 70 ceramistas produzem objetos de alta qualidade, considerados verdadeiras obras de arte.
Programação
04/10 - Abertura Oficial - Inauguração da Exposição "Frutos da Terra", na Casa do Artesão. 11/10 a 14/10 - Feira da Cerâmica com várias atividades para os visitantes no Parque Lavapés 12/10 - Abertura de forno Smokeless 09/11 - Abertura de fornada Noborigama Ateliê Suenaga & Jardineiro