O programa Caminhos para a Cidadania, desenvolvido pelo Instituto CCR, com apoio da CCR NovaDutra, ofereceu aos professores de escolas participantes da iniciativa, entre os meses de junho e agosto, o curso de Competências Socioemocionais, na plataforma EaD do programa, com o objetivo de proporcionar aos educadores reflexões que os ajudarão a colocar em prática as melhores atitudes no trânsito por meio do gerenciamento das suas próprias emoções. Dentro desse conteúdo, eles também receberam diversas sugestões de atividades que puderam ser aplicadas com os alunos.
Os professores foram convidados para se inscreverem no curso. No 1° semestre matricularam-se 2.787 professores e, desses, 2.269 foram aprovados, um aproveitamento de 85%.
"É uma grande satisfação saber que o programa contribuiu com os professores e alunos em seu dia a dia. O tema foi muito elogiado e vale destacar que havia sido escolhido por eles numa pesquisa, realizada em 2019. O curso trouxe reflexões que as pessoas podem levar para seu cotidiano", destaca Ariane Teles, do Instituto CCR, responsável pelo programa.
Entre as atividades aplicadas junto aos alunos, esteve o filme Divertidamente, que aborda as diferentes emoções de uma protagonista infantil. Posteriormente, os estudantes avaliaram suas próprias emoções associando a fatos que vivenciaram, relatando-as por meio de diários e redações. Até o final do ano, novos cursos serão disponibilizados aos educadores do programa, bem como novas atividades serão sugeridas para atuação junto aos estudantes. Na via Dutra, o programa conta com o apoio da CCR NovaDutra.