A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informou que os próximos dias devem ser de chuvas fortes na região, com acúmulos elevados. Ainda de acordo com informações da Defesa Civil, a partir desta quinta-feira, 16, deve haver aumento nas temperaturas. As chuvas começam no período da tarde e podem vir acompanhadas de rajadas de vento de 60 km/h e descargas elétricas. Já na sexta-feira, dia 17 de janeiro, a preocupação é com o volume das chuvas, que pode variar entre 80 milímetros e 110 milímetros e contribuir para deslizamentos de terra e inundações.
Essas condições meteorológicas aumentarão o risco de transtornos como deslizamentos, desabamentos, enchentes, inundações, alagamentos e ocorrências relacionadas com descargas elétricas e vento forte. Em caso de alguma ocorrência ou problemas ocasionados pela chuva, ligue para a Defesa Civil através do telefone 199. O atendimento é 24 horas.
Dicas de segurança:
- Rodovias e estradas: Se estiver dirigindo, procure um local coberto e seguro e aguarde o tempo melhorar.
- Enxurradas: Nunca enfrente enxurradas ou atravesse vias alagadas, pois águas de inundação são pesadas e violentas. Apenas 15 cm de água em movimento podem derrubá-lo, e 30 cm de água em movimento são suficientes para arrastar um veículo.
- Áreas descobertas: Se estiver em locais como praia, piscina, estacionamento e campo de futebol, saia imediatamente e procure áreas cobertas e seguras.
- Chuvas com raios: Mantenha distância de objetos altos e isolados ou metálicos, como árvores e guarda-sol. Não solte pipas e não carregue objetos como canos e varas.
- Trovoadas: Ao escutar trovões, abrigue-se imediatamente em uma edificação ou veículo, permanecendo longe de janelas, tomadas e materiais metálicos.
- Deslizamentos: Diante do aparecimento de fendas e rachaduras nas paredes ou de qualquer sinal de deslizamento, abandone o local imediatamente e procure abrigo fora da área de risco.