Defesa Civil atende 14 ocorrências em Pindamonhangaba após fortes chuvas
O volume de chuva registrado em 24 horas chegou a 90 milímetros, o que representa 74,07% do total acumulado em todo o mês de novembro, que foi de 121,5 milímetros.
As fortes chuvas que atingiram Pindamonhangaba na segunda-feira (2) mobilizaram a Defesa Civil para atender 14 ocorrências em diferentes pontos da cidade. O volume de chuva registrado em 24 horas chegou a 90 milímetros, o que representa 74,07% do total acumulado em todo o mês de novembro, que foi de 121,5 milímetros.
De acordo com o diretor da Defesa Civil, Michel Cassiano, a intensidade das chuvas em um curto período foi o principal fator para os danos. "Dos 90 mm registrados, cerca de 60 mm caíram em apenas duas horas, entre 15h e 17h, sendo o período mais crítico entre 15h e 16h. Isso sobrecarregou as galerias pluviais, causando alagamentos em algumas áreas. Felizmente, em muitos casos, a água escoou poucos minutos após a redução da chuva", explicou.
Bairros afetados e ocorrências
O bairro mais atingido foi o Alto Cardoso, com alagamento de ruas e água invadindo algumas residências. Também foram registradas ocorrências nos bairros Galega, São Benedito, Centro, Santa Luzia, Ribeirão Grande, Graminha, Campo Alegre, Castolira, Parque das Nações e Ouro Verde.
Entre os atendimentos realizados estavam alagamentos em vias públicas, invasão de água em residências, quedas de árvores e um muro derrubado. Apesar dos prejuízos materiais, não houve registros de vítimas.
Prevenção e alerta
A Defesa Civil mantém o alerta para os próximos dias, já que a região está sob aviso de chuvas intensas até quarta-feira (4). O órgão orienta a população a evitar áreas de risco e acionar os serviços de emergência, se necessário, pelos números 199 (Defesa Civil) e 193 (Bombeiros).