A Defesa Civil de Pindamonhangaba está mobilizada desde as 18h de ontem (18) para atender ocorrências causadas pelos ventos fortes e chuvas intensas que atingiram o Vale do Paraíba. O trabalho seguiu pela madrugada e já registrou mais de 20 chamados, contando com o apoio de equipes das secretarias de Segurança Pública, Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural, Governo e Serviços Públicos.
A maioria das ocorrências envolve queda de árvores, com maior impacto na região Leste da cidade e nos bairros Feital, Alto do Cardoso, Castolira, Goiabal e na estrada vicinal José Benedito Marcondes Vieira (Pinda-Lagoinha). Áreas rurais no Colmeia e Ribeirão Grande também foram afetadas.
Entre os casos mais graves, houve a queda de uma árvore sobre um caminhão no Feital, causando apenas ferimentos no motorista e danos materiais. No Goiabal, um poste de energia com transformador caiu, interrompendo o fornecimento de energia elétrica na região.
Segundo a Defesa Civil Estadual, os ventos na região chegaram a 100 km/h. A concessionária EDP informou que a situação aumentou o nível de criticidade do sistema elétrico, mobilizando equipes técnicas para normalizar o fornecimento. A Prefeitura de Pindamonhangaba solicitou agilidade no restabelecimento da energia para minimizar os impactos a moradores e empresas.
Os serviços de remoção de árvores continuarão até sexta-feira (22). A Defesa Civil reforça que os moradores devem registrar ocorrências pelo telefone 199.