A Defesa Civil de São José dos Campos dá a largada nesta sexta-feira (25) para a ativação do Plano de Contingência 2022-2023, primeiro passo da Operação Verão, que começa no dia 1º de dezembro e vai até 31 de março. O Plano de Contingência da Prefeitura de São José será ativado formalmente na reunião, no Paço, às 8h, com a participação de 11 secretarias da Prefeitura, além da Secretaria de Proteção ao Cidadão, da qual a Defesa Civil faz parte.
Estarão no encontro representantes das secretarias de Apoio Social ao Cidadão, Manutenção da Cidade, Gestão Habitacional de Obra, Educação e Cidadania, Esporte e Qualidade de Vida, Saúde, Governança, Urbanismo e Sustentabilidade, Gestão Administrativa e Finanças, Apoio Jurídico e Mobilidade Urbana.
Também participam da reunião outros órgãos públicos e privados como o Corpo de Bombeiros, o Samu, as polícias Civil, Militar e Técnica Científica, Fundo Social de Solidariedade, Sabesp, EDP e Comgás. "É uma espécie de chamado geral para todos que estão inseridos no Plano de Contingência para estarem em alerta para esse período, de fortes temporais", disse o coordenador da Defesa Civil, José Benedito da Silva.
Durante a Operação Verão, a Defesa Civil faz ações preventivas em feiras-livres, ônibus e cachoeiras, com distribuição da Cartilha do Zé Garoa, com dicas que podem reduzir os riscos de enchentes, alagamentos, deslizamentos de terra e procedimentos para quem está em casa ou na rua no momento do temporal.