Defesa Civil de São Sebastião orienta comunidade sobre identificação de casas danificadas

Ação busca indicar imóveis danificados e que ainda possuem risco estrutural ou externo


Agentes da Defesa Civil de São Sebastião têm colocado adesivo nas casas que foram danificadas durante as fortes chuvas que caíram no dia 19 de fevereiro. Os imóveis foram vistoriados pelas equipes do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), que engloba o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPA) e Instituto de Geologia (IG), do Governo do Estado e Defesas Civis de São Sebastião e da Prefeitura de Maceió (AL).

A colocação dos adesivos indica que o morador não pode retornar àquele imóvel, pois ele foi indicado como estando em risco estrutural ou mesmo externo, como por exemplo, queda de árvores, terra ou mesmo pedra.

Dessa forma, os agentes colocam os adesivos e outras equipes fazem a limpeza da área, retiram os riscos conforme recomendação dos institutos ou mesmo promovem o desmonte da residência por não haver mais condições de recuperação estrutural.

A preocupação da Defesa Civil é que foram constatadas algumas retiradas de adesivos de casas afetadas, o que além de ser perigoso para quem entra no imóvel, também é crime.

Esse tema foi um dos assuntos discutidos na reunião do Gabinete de Gerenciamento de Crise no município realizada nesta terça-feira (6). De acordo com o chefe da Defesa Civil de São Sebastião, Ricardo dos Santos, são feitas fotos georreferenciadas de todos os adesivos colocados, com dia e horário, o que indica que o imóvel foi vistoriado e não pode ser ocupado.

"Essa é uma preocupação porque se ele foi adesivado é em função de ainda existirem riscos. Pedimos aos moradores afetados que aguardem condições mais seguras para irem ao imóvel", destacou o agente público.