Defesa Civil e Associação de Moradores unem esforços para vistoriar áreas de risco em São Sebastião

As vistorias aconteceram na manhã desta segunda-feira (17)


A Defesa Civil de São Sebastião, em conjunto com a Associação de Moradores de Toque-Toque Pequeno (Sapeque), realizou nesta segunda-feira (17) uma série de vistorias e monitoramento em áreas de risco do bairro da Costa Sul.

O objetivo dessas ações conjuntas é trabalhar na mitigação dos riscos e implementar medidas preventivas para garantir mais segurança e harmonia à comunidade.

A Defesa Civil respondeu a um convite da Sapeque e durante a vistoria foram identificados os principais problemas já conhecidos pelo órgão, que poderão ser alvo das ações da associação.

"Apresentamos as áreas mais críticas, incluindo a fissura no morro próximo ao oleoduto da Petrobras. A associação se propôs a auxiliar no monitoramento de um a dois dias por semana, e explicamos o procedimento", afirmou Wagner Barroso, coordenador municipal da Defesa Civil.

Da mesma forma, os moradores estão dispostos a adotar medidas não estruturais em algumas ruas do morro, como a poda de árvores, limpeza de calhas, instalação de canaletas cimentadas no chão e a conscientização sobre o descarte adequado de resíduos nas encostas. Também foi destacado que é importante evitar o plantio de bananeiras, pois suas raízes mantêm o solo encharcado.

Rodrigo Pereira, presidente da Sapeque, ressaltou a importância da participação da comunidade nessas ações para reduzir os riscos. Uma reunião está agendada com a Defesa Civil no dia 25 de julho, na qual serão apresentadas as áreas de risco, os procedimentos em caso de remoção de moradores e os requisitos para a implantação do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) no bairro.