Tempestades que atingem o Litoral Norte desde sexta-feira (4) provocaram transbordamentos, quedas de árvores e deixaram 19 pessoas desabrigadas em Ubatuba.
As fortes chuvas que atingem o Litoral Norte de São Paulo desde a noite de sexta-feira (4) causaram o transbordamento de rios, quedas de árvores e deixaram duas famílias desabrigadas em Ubatuba. No total, 19 pessoas foram levadas para um abrigo emergencial instalado na Escola Municipal José Souza Simeão.
Para atender às necessidades imediatas das vítimas, a Defesa Civil estadual enviará 646 itens de ajuda humanitária. Entre os materiais estão cestas básicas, kits de higiene pessoal, produtos de limpeza, colchões, cobertores, travesseiros e lençóis. Os itens sairão do depósito estratégico localizado na cidade de Tremembé.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) emitiu um alerta severo às 23h de sexta-feira (4), orientando moradores de áreas de risco, especialmente em locais sujeitos a deslizamentos. Apesar do volume elevado de chuvas ? 177mm acumulados em 24 horas ? até a manhã de sábado (5), não houve registro de deslizamentos no município.
Um dos pontos mais afetados foi o bairro Folha Seca, onde o Rio Escuro transbordou e encobriu a ponte provisória que dá acesso à região. Com a ponte intransitável, algumas famílias foram acolhidas na Escola Municipal Professor Ernesmar de Oliveira, onde permanecerão até a conclusão da nova ponte que está em construção com recursos do Governo do Estado.
Além disso, a cidade contabilizou 15 quedas de árvores, com registros nos bairros Rio Escuro, Ponta Grossa, Toninhas, Itamambuca, Camburi e Félix. Em Sesmaria, uma das árvores atingiu o muro de uma residência na Rua Goiabeira, mas não houve feridos. A Rodovia Oswaldo Cruz também precisou ser interditada temporariamente no km 73 após a queda de uma árvore, mas o tráfego já foi normalizado.
Segundo medições da Sabesp, a estação elevatória de Guaratuba, na Serra do Mar, registrou o maior volume de chuvas nas últimas 24 horas no estado, com 407mm. Ubatuba foi o município mais afetado, seguido por Santo André, que acumulou 126mm na estação de Paranapiacaba.
Diante do cenário, o Gabinete de Crise da Defesa Civil do Estado permanece mobilizado neste sábado (5), com atuação conjunta de equipes do Corpo de Bombeiros, concessionárias de energia e água, além de agências reguladoras estaduais, garantindo resposta rápida a qualquer emergência decorrente das chuvas.
O AgoraVale é um site de noticias e entretenimento da Regiao Metropolitana do Vale do Paraiba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira - São Paulo - Brasil.
© Copyright AgoraVale 2025 . Todos os direitos reservados.
ou entre com o login AgoraVale.com
Text