Defesa Civil interdita mais dois imóveis após deslizamento com três mortes em Taubaté

Um barranco próximo às residências apresenta várias trincas e cicatrizes geológicas, indicando infiltração de água e risco de movimentação de massa.


A Defesa Civil de Taubaté interditou no domingo (29), dois imóveis próximos à área onde um deslizamento de terra deixou três mortos na última sexta-feira (27), no bairro Barreiro. A decisão foi tomada após uma vistoria identificar riscos de novos desmoronamentos devido às condições do terreno.

Segundo o relatório divulgado pelo órgão nesta segunda-feira (30), o barranco próximo às residências apresenta várias trincas e cicatrizes geológicas, indicando infiltração de água e risco de movimentação de massa. O primeiro imóvel interditado está ao lado de um talude de cerca de 5 metros, que sofreu movimentação de solo devido ao acumulado de chuva. Por ser uma casa de veraneio, não há moradores desalojados ou desabrigados.

No segundo imóvel, o talude próximo à residência tem aproximadamente 15 metros e também apresenta risco de deslizamento. O proprietário do local foi orientado a se abrigar na casa de um amigo enquanto a situação é avaliada.

O relatório destaca ainda que o risco iminente de deslizamento no local era desconhecido pela Defesa Civil até a ocorrência da tragédia. A casa onde aconteceu o deslizamento na sexta-feira já havia sido interditada no sábado.

As equipes seguem monitorando a área e alertam para o risco de novos deslizamentos, especialmente em razão do solo encharcado pelas chuvas recentes.