Defesa Civil realiza simulado de inundação em Distrito de São Luiz do Paraitinga

Atividade de Abandono Emergencial de Área será simulada com comunidade local para evacuação de áreas consideradas de risco até pontos de abrigo seguroinha Fina


A Defesa Civil é responsável por coordenar ações de prevenção, preparação, resposta e recuperação em situações de desastres naturais ou provocados pelo ser humano. Para melhorar a preparação da população e dos órgãos envolvidos, é comum que sejam realizados simulados de diferentes tipos de desastres, como no caso de uma inundação. Por isso, a equipe de Preparação e Prevenção da Defesa Civil do Estado de São Paulo, realiza neste sábado (15), às 8h30, o Simulado de Abandono Emergencial de Área, no Município de São Luiz do Paraitinga, com o objetivo de preparar a comunidade para ocorrências típicas do período de verão. No último dia 12 de fevereiro o Rio do Chapéu transbordou e inundou e atingiu 182 residências no Distrito de Catuçaba, deixando 645 pessoas desalojadas e 55 desabrigadas.

O treinamento será realizado exatamente no Distrito de Catuçaba. Será simulada uma ocorrência de inundação do Rio do Chapéu com emissão prévia de aviso meteorológico da Defesa Civil do Estado, para que as pessoas que moram em locais considerados como situação de risco, se desloque seguindo o plano de evacuação até os três pontos de abrigo seguro, de acordo com o Plano de Contingencia Municipal. Também faz parte do simulado a distribuição dos Mapas Comunitário de Risco obre inundações, onde será realizado um exercício com a população local explicando as informações contidas no material, além das placas de sinalização indicando, por exemplo, rotas de fuga, áreas sujeitas a deslizamentos, ponto de encontro para uma possível evacuação e local de abrigo provisório.

O evento contará com a presença de equipes da Defesa Civil do Estado, Secretarias da Prefeitura Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, Concessionárias de rodovias, energia e água e população local. "É importante ressaltar que os simulados são realizados com o intuito de fortalecer a preparação e a resposta a desastres, visando à proteção da vida e do patrimônio das pessoas. Eles são fundamentais para identificar pontos de melhoria e promover o treinamento necessário para enfrentar situações adversas de maneira mais eficiente e segura", concluiu o Tenente PM Caio Mormilo Veneziani, da Divisão de Preparação da Defesa Civil do Estado.

Vale ressaltar que em 1º de janeiro de 2010, a estância turística localizada entre os municípios de Taubaté e Ubatuba, a pouco mais de 170 km da capital paulista, foi atingida por chuvas fortes causando grande inundação e enorme destruição, principalmente, ao seu patrimônio histórico, a Torre da Igreja Católica, que desmoronou. Após o desastre, a cidade viveu um intenso processo de reconstrução, e a Defesa Civil do Estado, além das ações emergenciais, atuou diretamente por meio de ajuda humanitária, prestando total apoio e solidariedade à população