Defesa Civil registra em Quiririm o maior volume de chuvas de Janeiro

O total foi de 330,5mm


Em Taubaté, no mês de janeiro, o distrito de Quiririm registrou o maior volume de chuvas no município, com um total de 330,5mm, de acordo com dados da Defesa Civil, que possui quatro pluviômetros instalados na cidade, cujos dados são coletados manualmente pelos agentes todos os dias entre 6h e 7h.

Das outras localidades monitoradas, em janeiro foram registrados 260,6mm no Residencial Estoril, 261,0mm no Jardim Sandra Maria e 309,5mm no Parque Piratininga. Com informações para entender a quantidade de precipitação em milímetros (mm), esses dados são essenciais para o planejamento preventivo das ações realizadas no Plano Operação Chuvas de Verão.

Além dos pluviômetros da Defesa Civil, também são considerados os registros dos pluviômetros do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), localizados respectivamente no Cavex (Comando de Aviação do Exército) e no 5º BPM-I (Batalhão da Polícia Militar do Interior).

Desses equipamentos, em janeiro o total de chuvas registrado foi de 277,4mm no Inmet e 309,71mm no Cemaden.

No que diz respeito aos atendimentos realizados pela Defesa Civil de Taubaté em janeiro, foram contabilizadas 734 ocorrências.

Dentre as ocorrências, estão quedas de árvores (49), vistorias em edificações (98), vistorias em árvores (75), ações em apoio a secretarias da Prefeitura (10), ações de monitoramento (335), combate a queimadas em áreas verdes (6), incêndios (11), chamados e ocorrências envolvendo abelhas e vespas (61).