Detran-SP inicia migração para nova plataforma digital de atendimento

A partir de agosto, 19 serviços deixam de ser acessados pelo SEI Externo e passam para o sistema CSM, que promete mais agilidade e praticidade ao cidadão.


O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) iniciou a migração de sua plataforma de atendimento digital com a implantação do sistema CSM (Customer Service Management). A partir de 1º de agosto, os acessos a 19 serviços pelo SEI Externo serão desativados como parte dessa transformação, que teve início em 21 de julho.

Na primeira fase da migração, quatro serviços já estão disponíveis no CSM: comunicar a venda de veículo; solicitar desbloqueio do laudo de vistoria; cancelar intenção de venda; e excluir processo de habilitação do Renach. Até o final do ano, outros 212 tipos de requisições serão migrados, aumentando a autonomia dos usuários.

O novo sistema é mais intuitivo e prático. Agora, o cidadão poderá dar continuidade a um mesmo processo mesmo diante de um possível indeferimento, algo comum quando documentos são enviados incorretos ou ilegíveis. No antigo ambiente do SEI, a consulta era confusa, gerando múltiplos protocolos e dificultando a identificação imediata do indeferimento, obrigando o cidadão a abrir novos processos, tornando a solicitação mais burocrática.

Além da facilidade para o usuário, o CSM permite a consulta do histórico de todas as solicitações num único ambiente, com visualização clara da tramitação e dos encaminhamentos. O acesso ao sistema ocorre pelo portal do Detran-SP (http://detran.sp.gov.br), onde o cidadão busca o serviço desejado, realiza o login via conta GOV.BR (nível prata ou ouro) e preenche o formulário online, em uma jornada fluída e sem redirecionamentos para outros sistemas.

A cada atualização do processo, o usuário é notificado por e-mail e pode acompanhar o andamento diretamente no portal. Importante destacar que usuários que acessavam serviços via links diretos antigos devem desconsiderá-los, pois todos os novos protocolos precisam ser feitos pelo portal oficial.

Segundo Lucas Papais, diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran-SP, a migração trará benefícios para a administração pública, com mais agilidade no tratamento das demandas e facilidade para os operadores, resultando em menor tempo de espera e atendimento mais eficiente para a população.

Dos 216 serviços disponíveis, os cinco mais requisitados em junho foram: autorização prévia para modificação de veículo (11.393 solicitações); desbloqueio de restrição de veículo média monta (8.648); autorização para transporte escolar/veículo (5.167); autorização para gravação/regravação de chassi e motor (5.009); e regularização da substituição de motor (4.953). A previsão é que todos estejam no CSM até setembro.

O Detran-SP é o maior órgão executivo de trânsito do país, responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 35 milhões de veículos registrados e 25 milhões de motoristas habilitados no estado. Mensalmente, emite cerca de 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs), com uma média diária superior a 136 mil documentos.

A transformação digital faz parte do compromisso do órgão em oferecer serviços baseados em respeito, segurança e eficiência, facilitando o acesso dos paulistas e reduzindo deslocamentos desnecessários.