Detran-SP intensifica fiscalizações em autoescolas e empresas da região de São José dos Campos

O foco da fiscalização é garantir mais segurança, transparência e qualidade no atendimento à população.


Com uma nova estrutura voltada para maior eficiência dos serviços, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) intensificou as fiscalizações a empresas e profissionais credenciados que atuam em nome do órgão. Na região de São José dos Campos, autoescolas, desmontes, comércios de autopeças, clínicas médicas, psicológicas, empresas de vistoria e de estampagem de placas passaram por 169 fiscalizações no primeiro trimestre de 2025, contra apenas oito registradas no mesmo período do ano passado.
 
 
A região é uma das vinte superintendências regionais do Detran-SP e recebeu atenção especial aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) e Empresas Credenciadas de Vistoria (ECVs), que concentraram 70 dessas operações. O foco da fiscalização é garantir mais segurança, transparência e qualidade no atendimento à população.
 
No total, em todo o estado, o Detran-SP realizou 3.364 operações nos três primeiros meses do ano, resultado de uma reestruturação iniciada em janeiro com a criação da Diretoria de Gestão Regulatória (DGR), responsável por acompanhar e fiscalizar as atividades dos agentes regulados.
 
Além das ações em campo, o órgão produziu 1.488 relatórios sobre credenciados da área de habilitação, como CFCs, clínicas médicas e psicológicas, com 73% dos processos já concluídos e 263 sanções aplicadas. Entre as empresas da área de veículos, como estampadoras de placas, vistorias e desmanches, foram elaborados 1.569 relatórios, dos quais 40,3% resultaram em 233 sanções.
 
A população também pode ajudar. Irregularidades relacionadas a credenciados do Detran-SP podem ser denunciadas anonimamente pelo Disque Denúncia (181), pelo canal FalaSP ou pelo site www.webdenuncia.org.br.